quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Patinação: expectativas para as Olimpíadas

Hoje à noite começam as Olimpíadas de Inverno (tecnicamente, algumas competições já começaram e a cerimônia de abertura é só amanhã, mas como patinação é o esporte mais importante para mim, as Olimpíadas começam quando a patinação começar). Como já é de costume aqui no blog, vou fazer minhas previsões, provavelmente erradas, e o que eu desejo que aconteça na competição, que provavelmente não vai acontecer.

Competição de times

É apenas a segunda vez que teremos competição por equipes nas Olimpíadas. Muitos fãs a odeiam por sobrecarregar os patinadores e sempre ter os mesmos três países brigando por medalhas, mas eu gosto por ser uma chance de ver mais patinação e pela estratégia envolvida (apesar de querer ver mudanças no formato da competição). Infelizmente, a patinação é um esporte dominado por poucos países, portanto, por enquanto, as medalhas ficam entre os que são razoavelmente fortes nas quatro categorias. Quem sabe no futuro mais países tenham chances.

Só estou chateada porque, segundo as minhas previsões, o top 5 será igualzinho ao de Sochi. Se a China e a França mandassem os patinadores mais fortes, eles talvez tivessem chance de ir para o programa livre, mas preferiram poupar os atletas, dando mais oportunidades para a Itália e o Japão.

Previsão


1. Rússia (ou Olympic Athletes from Russia)
Depois do mundial na última temporada, eu estava certa de que o Canadá tinha chances fortes de derrotar a Rússia, mas analisando os resultados desta temporada, acho que a Rússia tem uma pequena vantagem se as coisas se desenrolarem como o previsto.

2. Canadá
Tem um time bem balanceado. Se os patinadores forem todos bem, tem chances de derrotar a Rússia, mas não estou muito confiante.

3. EUA
É meio fraco nos pares e nas mulheres, tem boas chances no masculino e na dança. Nas minhas previsões, fica bem atrás de Rússia e Canadá, mas sem muita chance de perder o bronze.

Pódio dos sonhos


1. Canadá
Gosto bastante de vários patinadores canadenses. E quero que o Patrick Chan fique feliz com o ouro dele!

2. Japão
Amo o Team Japan, mas a fraqueza deles nos pares e dança não permite que eles disputem medalhas (a não ser que coisas estranhas aconteçam).

3. China
Também amo os chineses, mas sem Boyang e Sui/Han não dá para sonhar muito alto.

Feminino

Não me importo tanto com essa categoria, e parte do motivo é que não gosto das duas principais patinadoras do momento, as russas Evgenia Medvedeva e Alina Zagitova, que muito provavelmente estarão nos dois lugares mais altos do pódio. O que me resta é torcer para que as poucas patinadoras de quem gosto tenham uma boa performance.

Previsão


1. Evgenia Medvedeva (Rússia)
Ela voltou depois de um tempo fora por lesão e perdeu sua invencibilidade para a Zagitova no último Campeonato Europeu, mas ainda acho que ela tem tudo para chegar com sangue nos olhos, patinar dois programas limpos e conseguir uma vitória. Posso não gostar dela, mas acho que ela merece o ouro.

2. Alina Zagitova (Rússia)
Tem conteúdo técnico mais forte que a Evgenia, mas componentes mais fracos. É mais inexperiente e teve problemas com o programa curto durante boa parte da temporada, porém acertou tudo no Europeu. Não ficaria nada surpresa se ela ganhasse.

3. Carolina Kostner (Itália)
A disputa pelo bronze é mais difícil de prever. São muitas candidatas, mas vou apostar na Caro porque ela costuma receber as maiores notas de componentes.

Pódio dos sonhos


1. Satoko Miyahara (Japão)
Minha preferida. Ficou fora um tempão por lesão e superou as adversidades para conquistar a vaga olímpica. Tem problemas de rotação nos saltos, mas é ótima em todo o resto.

2. Carolina Kostner (Itália)
Elegante e refinada, às vezes a acho meio sem graça, mas gosto de torcer pelas veteranas.

3. Kaori Sakamoto (Japão)
A Kaori sempre me surpreende pelos saltos poderosos. Apesar de eu não gostar muito do programa livre dela e ainda a achar meio "crua", ela tem uma alegria contagiante ao patinar que sempre me faz torcer por ela.

Desejos aleatórios: que a Isadora Williams patine bem e passe para o programa longo; que a Ivett Toth vá bem; que a Mirai Nagasu acerte os triple axels.

Masculino

Essa é uma categoria difícil de prever. Os homens costumam ser bastante inconsistentes, e esta foi uma temporada atípica em que muitos ficaram fora de competições importantes. É possível que a competição seja um desastre e o vencedor seja o que cometeu menos erros, mas também é possível que seja uma competição incrível (no começo da temporada, quando o Shoma foi bem no Lombardia e o Yuzuru bateu o recorde no programa curto do Autumn Classic, eu achei que a temporada ia seguir esse rumo e ser fantástica. Como eu estava errada...).

Previsão


1. Yuzuru Hanyu (Japão)
É o patinador mais completo e mais bem-sucedido, mas ficou fora das competições devido a uma lesão, e o estado dele é uma incógnita, mas eu acredito que ele está bem e que pode conseguir uma vitória.

2. Nathan Chen (EUA)
Provavelmente é o patinador com o conteúdo técnico mais difícil. Venceu todas as competições que participou na temporada, embora seus oponentes tenham flopado em diferentes graus. Tem chances de vencer, assim como tem chances de ficar fora do pódio (como todos os outros).

3. Shoma Uno (Japão)
Tem bom equilíbrio entre a parte técnica e artística e costuma ganhar notas bem altas quando vai bem. Como não sou uma fã muito confiante, coloco ele em terceiro.

Pódio dos sonhos


1. Yuzuru Hanyu (Japão)
Gosto bastante do Yuzuru, apesar de a patinação dele não me conquistar tanto num nível emocional, e ficaria muito feliz com uma boa performance.

2. Shoma Uno (Japão)
É meu preferido, mas não gosto muito dos programas dele nesta temporada e acho que ele ainda precisa melhorar em muitos aspectos para merecer o ouro. Uma prata ou bronze estão de bom tamanho, de preferência com um sorriso no final (e casamento no pódio, é claro. Saudades interações Yuzu x Shoma).

3. Patrick Chan (Canadá)
O patinador que eu amava odiar se tornou um dos meus preferidos. Esta provavelmente é a última temporada dele, então uma medalha individual seria um bom presente de despedida.

Desejos aleatórios: boas performances de Han Yan, Adam Rippon, Keegan Messing, Boyang Jin, Keiji Tanaka, Denis Ten, Junhwan Cha, Julian Yee, Deniss Vasiljevs e  Misha Ge! Só isso. :P

Pares

Estou bem empolgada para a competição de pares, que tem muitas duplas boas em busca de uma medalha. Felizmente, gosto das duas duplas favoritas ao ouro, assim, espero que seja um evento tranquilo sem muitas decepções.

Previsão


1. Sui/Han (China)
Uma dupla forte tecnicamente e artisticamente. A disputa entre eles e os alemães é bem acirrada, então eles precisam ser limpos para ganhar.

2. Savchenko/Massot (Alemanha)
Torço muito pela Aliona porque ela é uma veterana e vem lutando pelo ouro olímpico faz tempo. O triple twist deles é gigantesco e o programa livre deles é moderno e bonito.

3. Tarasova/Morozov (Rússia)
Não tem os melhores programas nem a melhor interpretação, mas seus elementos costumam ser bem fortes. Andaram meio inconsistentes nas últimas competições.

Pódio dos sonhos


1. Sui/Han (China)
Prefiro os chineses aos alemães porque acho que essa é uma dupla em que os dois patinadores estão em um nível bem próximo e combinam melhor.

2. Savchenko/Massot (Alemanha)
Coloquei eles em segundo, mas não reclamaria se ganhassem.

3. Peng/Jin (China) ou James/Cipres (França) ou Seguin/Bilodeau (Canadá)
Das três duplas citadas, só J/C têm alguma chance de medalha, mas espero que as outras vão bem. P/J são carismáticos e são meio que os underdogs das duplas chinesas, então sempre torço por eles. J/C têm um estilo moderno e sensual. E S/B têm o meu programa curto preferido da temporada.

Desejos aleatórios: boas perfomances de Ryom/Kim e que eles se classifiquem para o programa livre; sem levantamentos abortados ou quedas dolorosas demais.

Ice dance

Costuma ser a competição mais previsível, mas não por isso menos emocionante. As duplas preferidas, Papadakis/Cizeron e Virtue/Moir, costumam receber notas muito próximas, e a disputa pelo terceiro lugar também será acirrada.

Previsão


1. Papadakis/Cizeron (França)
Até a temporada passada, eu acreditava na vitória de Virtue/Moir, mas nessa temporada P/C fizeram pontuações maiores e derrotaram os rivais no Grand Prix Final. Não gosto da dança curta deles (e a música sempre fica grudada na minha cabeça), mas no programa livre eles são capazes de criar um momento sublime.

2. Virtue/Moir (Canadá)
Muito experientes e habilidosos, já estão em sua terceira olimpíada. Estou curiosa para ver as mudanças que eles fizeram no programa livre, mudando um levantamento polêmico.

3. Shibutanis/Shibutani (EUA)
Não foram super consistentes nas últimas competições, mas acredito que se forem limpos, a medalha é deles.

Pódio dos sonhos


1. Virtue/Moir (Canadá)
Gosto bastante das duas duplas top, mas por motivos sentimentais preferiria que V/M ganhassem o ouro.

2. Papadakis/Cizeron (França)
Eles têm uma leveza no gelo que é muito agradável de assistir.

3. Gilles/Poirier (Canadá)
Sempre têm programas divertidos e criativos.

Desejos aleatórios: boas performances para Muramoto/Reed, Coomes/Buckland, Hurtado/Khaliavin e Weaver/Poje; sem elementos invalidados, sem quedas e muitos níveis 4!

---

Para quem se interessou, as competições de patinação começam hoje às 23:00 e serão parcialmente exibidas pela Sportv. Os dias e horários estão aqui. Para quem não tem Sportv, esse post oferece sugestões de streamings

Nenhum comentário:

Postar um comentário