quarta-feira, 15 de março de 2017

Livro: Vida, jogo e morte de Lul Mazrek

Título: Vida, jogo e morte de Lul Mazrek
Título original: Eta, loja dhe vdekja e Lul Mazrekut
Autor: Ismail Kadaré
Tradutor: Bernardo Joffily
Editora: Companhia das Letras

Na Albânia comunista, o governo se preocupa com as deserções rumo aos países vizinhos devido à ditadura e reforça a segurança nas fronteiras. Devido a isso, Lul Mazrek, um aspirante a ator, é convocado para o serviço militar e enviado a Saranda, um balneário que faz fronteira com a Grécia, para ajudar a evitar as fugas pelo mar. Lá, ele conhece Violtsa Morina, uma jovem a serviço do Estado, responsável por seduzir homens e identificar possíveis traidores. E, claro, ele se apaixona e ela também, mas esse é um relacionamento complicado que tem tudo para dar errado.

Gosto muito do Ismail Kadaré desde que li Abril despedaçado e a partir de então li vários livros dele, mas nenhum chegou no nível do primeiro. Ainda estou em busca de um livro que me impacte da mesma forma.

Vida, jogo e morte de Lul Mazrek mostra a realidade do país durante o regime comunista, mas sem ficar sério demais, quebrando a tensão com algum humor e o relacionamento amoroso dos personagens. É um livro agradável de ler, porém gostei menos do que esperava. Não foi uma leitura muito marcante (como quase todas as minhas últimas leituras) e, assim, não tenho muito o que falar sobre ela, infelizmente.

Lido para o desafio Livrada! (categoria: livro resenhado pelo Livrada! A resenha do Yuri está aqui) e para meu desafio Volta ao mundo em 80 livros, representando a Albânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário