terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Livro: O portal

Título: O portal
Título original: Mon
Autor: Natsume Soseki
Tradutor: Fernando Garcia
Editora: Estação Liberdade

Publicado originalmente em 1910, O portal é o terceiro livro da trilogia informal de Soseki, formada também por E depois e Sanshiro, em que o autor discute as mudanças pelas quais o Japão passou entre os séculos XIX e XX. Nesse romance, ele narra sobre um casal que leva uma vida tranquila e tem um relacionamento aparentemente bem resolvido, mas que devido a um acontecimento no passado, parece apartado do mundo externo. 

O que me chamou a atenção nesse livro é como o autor escreve sobre as miudezas do cotidiano, como domingos preguiçosos, tarefas domésticas, preocupações com dinheiro e visitas ao vizinho mais rico. Os personagens têm uma vida em que quase nada acontece e na maior parte do tempo há pouquíssima tensão, mas mesmo assim eu me vi completamente envolvida pelo cotidiano simples dos personagens e pela personalidade pouco assertiva deles.

Mais para o final do livro há uma mudança: o conflito do protagonista se intensifica, o que o leva a uma viagem para um templo. Talvez por eu ter ficado tão envolvida com o cotidiano simples e a dinâmica entre o casal, talvez por eu não ser uma pessoa muito interessada em coisas espirituais, só sei que achei essa parte bem chata e fiquei bastante decepcionada, porque até então eu estava adorando a leitura. Uma pena.

Lido para o Desafio Livrada! (um livro japonês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário