sábado, 7 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016: cinema & TV

Mais uma retrospectiva do ano que acabou. Não sou tão sistemática com o registro de séries e filmes como sou com livros, então esse post não vai ter um monte de números como o anterior, só a lista de favoritos mesmo (e no caso dos filmes, não tenho muito o que falar sobre cada um. Sou ruim em comentar filmes).

Animes e séries


Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Com certeza o melhor anime do ano! Mangás e animes sempre surpreendem ao tratar de alguma arte/esporte que poucos conhecem e que, na teoria, não despertam muito interesse, e transformá-los em algo fascinante. Aqui temos o rakugo, espécie de teatro de uma pessoa só, muito popular durante certa época, mas que perdeu espaço para novas formas de entretenimento. Os protagonistas do anime (pelo menos dessa primeira temporada) são dois jovens aprendizes dessa arte, cada um buscando sua própria voz. Com ótima ambientação de época, trilha sonora e dublagem, além de apresentações de rakugo muito bem-feitas, esse é um anime que merece ser mais visto. Escrevi mais sobre ele aqui.


Six Feet Under
Série sobre a família Fisher, que administra uma casa funerária. Lidar todos os dias com os mortos com certeza não é fácil, e na série acompanhamos os personagens em seu trabalho e em seus (muitos) dramas. Com humor negro, alguns dramas pesados, personagens bastante humanos, diálogos espertos e episódios memoráveis, essa é uma série que parece que caiu um pouco no esquecimento, mas que certamente vale a pena assistir.


Yuri!!! on ICE
O anime que quebrou o Crunchyroll e uniu todas as tribos (menos os homofóbicos). Também é o anime sobre o meu esporte preferido, o que significa que além de acompanhar a história, eu assisti tudo de olho nas referências à patinação. A série está longe da perfeição, mas ela merece muitos dos elogios que andou recebendo por aí: ela apresenta algumas ótimas cenas de patinação, personagens carismáticos, boa trilha sonora, revelações inesperadas, cenas divertidíssimas e um casal que provocou o maior rebuliço internet afora. Falei um montão sobre o anime aqui.


Mahou Shoujo Madoka Magica
Tenho uma longa lista de animes super famosos, influentes e amados que nunca vi. 2016 foi o ano de tirar Madoka da lista. Esse é um anime de garotas mágicas dark que, em vez de se concentrar na fofura, mostra os perigos e sacrifícios de ser uma heroína. É uma série bastante intensa e, mesmo sem eu conseguir me apegar às personagens, sofri um bocado com certos acontecimentos. Ainda não acho que Madoka seja assim tão inovador quanto alguns dizem, mas com certeza é um anime interessante. Escrevi sobre ele aqui.


Terrace House
Reality show japonês que reúne em uma casa pessoas que não se conheciam anteriormente e nós observamos como elas interagem, como se comportam, etc. Basicamente, um Big Brother com menos participantes, sem confinamento, sem eliminações e sem prêmio. Qual é a graça disso? Antes de assistir, eu não estava botando muita fé no programa e nos primeiros episódios não vi muita graça, mas aos poucos você vai se acostumando ao jeito nipônico de ser e se apegando aos participantes (e aos comentaristas, que são hilários!). Para nós brasileiros, também é interessante observar as diferenças entre os costumes japoneses e os nossos.

 

Flying Witch
Anime sobre uma aprendiz de bruxa que vai passar um tempo na casa dos tios em uma cidadezinha do interior. Com personagens carismáticos e belos cenários, o grande trunfo da série é transformar acontecimentos banais, como cuidar de uma horta ou passear no bosque para colher ervas, em algo encantador. Ótimo anime para relaxar. Escrevi mais sobre ele aqui.

Filmes


A garota de fogo
Fui assistir porque o filme tem uma personagem que gosta de anime e sonha em ter o vestido de certa garota mágica, mas acabei me deparando com um filme bem mais pesado e angustiante do que esperava, o que foi ótimo. Uma das melhores surpresas do ano!


Dente canino
Esse filme é estranho. Tem pais que isolam os filhos do mundo externo e educam com métodos bem pouco usuais. Tem umas cenas tensas e outras engraçadas, mas que fazem você se sentir meio mal por estar achando engraçado. 


O quarto de Jack
Boa adaptação do livro, com ótimas atuações dos dois protagonistas. Continuo preferindo o livro, mas isso não tira os méritos do filme. 


Confissões
Filme japonês sobre uma professora que teve sua filha morta por dois de seus alunos e decide se vingar. Gostei bastante do estilo narrativo.

 

Rubber
Às vezes a vida tem dessas: você vai assistir ao filme porque ele parece tosco e zoado, mas ele acaba sendo um dos seus preferidos do ano, melhor que muito filme sério e clássico por aí. Rubber é sobre um pneu que ganha vida e passa a rolar por aí explodindo pessoas. Por que ele faz isso? No reason!


Sita Sings the Blues
Animação que mistura lendas indianas, músicas da cantora Annette Hanshaw e a vida da própria diretora, tudo com um estilo bastante único. 

E vocês? Quais foram seus destaques do ano?

5 comentários:

  1. A garota de fogo, O quarto de Jack e Confissões foram ótimas surpresas para mim também. Estou com esse Rubber aqui para ver (baixei pela tosquice, claro) - e ele foi um dos seus favoritos do ano? Fiquei mais curiosa ainda. Quero ver Dente Canino e esse Sita Sings que vc já tinha me indicado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubber é um filme bem curioso. Ele é bizarro, mas até traz algumas questões interessantes. Aparentemente todos os filmes desse diretor são meio estranhos.

      Excluir
  2. Também adorei “Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu”. Para mim também foi o melhor anime de 2016. Engraçado que não gosto do Yakumo, muito menos do Sukeroku, mas adorei acompanhar a história deles. Estou ansiosa pela segunda temporada. Uma fofura “Yuri!!! on ICE” <3 Achei “Confissões” muito bom, mas admito que espera mais. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que "Rakugo" não tem personagens muito gostáveis, mas o anime os constrói de maneira fascinante. (mas eu gosto do Yakumo)

      Excluir
    2. Lígia, começou a sair a segunda temporada de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu (*o*). Ansiosa para ver!!!!!

      Excluir