quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Desafios e projetos para 2017

Demorei um pouco para decidir os desafios literários de que participarei em 2017, porque ao mesmo tempo que estou meio cansada do formato, não resisto a um bom desafio. No final, escolhi participar do Desafio Livrada! pela segunda vez e fazer uma espécie de TBR Jar e sortear alguns livros da estante para ler durante o ano. Na onda dos sorteios, aproveitei para sortear alguns animes e mangás também. 

Além desses desafios, vou continuar com o Volta ao mundo em 80 livros, que se encaminha para seu quinto ano, e pretendo retomar o Projeto Ghibli, que está parado faz um tempo.

Desafio Livrada!

O Desafio Livrada! consiste em quinze categorias para se ler durante o ano, sem nenhuma ordem específica. A última categoria é um livro escolhido pelo Yuri, criador do desafio.

1. Vencedor do prêmio Jabuti
Acho que o único livro que se encaixa nessa categoria que tenho em casa é o Cinzas do norte do Milton Hatoum, então é ele que escolho.

2. Um livro japonês
Provavelmente lerei O portal do Natsume Soseki, mas se eu mudar de ideia ou ele se encaixar em outra categoria, tenho Botchan, também do Soseki, e Tsugumi (Banana Yoshimoto) me esperando na estante.

3. Um livro que explore o erotismo
Alguém sabe se Confissões de uma máscara do Yukio Mishima se encaixa no tema? No Goodreads quatro pessoas o classificaram como "erotica", mas quatro pessoas não é muita coisa, né.

4. Um roman a clef
Essa categoria me deixou confusa. Vi em uma lista no Goodreads o livro É assim que você a perde do Junot Díaz e, por enquanto, essa é minha escolha, mas não estou pondo muita fé. De segunda opção tenho o Retrato do artista quando jovem do James Joyce.

5. Livro com um protagonista detestável
Pensei em duas opções: Tirza (Arnon Grunberg) ou Oblómov (Ivan Goncharov).

6. Um livro triste
Passando os olhos pelos meus livros, nenhum tem muita cara de "sou triste", então vou deixar essa categoria em aberto, porque com certeza vou encontrar uma leitura triste pela frente em algum momento do ano.

7. Um autor que você conheceu pessoalmente
Aqui considerei autores que eu vi em palestras e não autores que conheço de verdade, porque senão a coisa ficaria limitada demais. Escolhi o Bom dia, camaradas do Ondjaki.

8. Um livro com engajamento político
Ainda estou aqui do Marcelo Rubens Paiva.

9. Um livro que você ganhou de um amigo
Achei que não tinha nenhum, até me dar conta de que A amiga genial (Elena Ferrante) foi um presente da minha irmã. Como ela leu antes de mim, achei que ela tinha comprado para ela (coisas de quem compartilha os livros). Inclusive, essa é a minha leitura do momento. Estou quase acabando (e amando).

10. Um romance psicológico
Mesma coisa da categoria 6.

11. Um livro de antes do Renascimento
Estou a fim de ler algo do teatro grego, mas preciso ver o que tem na biblioteca, então só vou escolher quando chegar lá. Se nada me atrair, vou de O livro do travesseiro da Sei Shonagon.

12. Um livro resenhado pelo Livrada!
Antigamente meu gosto literário combinava muito com o do Yuri, então foi só ver umas resenhas antigas que encontrei o que buscava: Vida, jogo e morte de Lul Mazrek do Ismail Kadaré, autor de quem gosto muito, mas que não leio faz um tempão.

13. Um livro de correspondência
Não consegui pensar em nada muito interessante, então por enquanto vou de As relações perigosas do Choderlos de Laclos. Alguém tem sugestões?

14. Um livro que se passa num lugar que você já foi
Pensei em Barba ensopada de sangue do Daniel Galera, que se passa em Garopaba, cidade que visitei uma vez (e só choveu).

15. Vida e destino - Vassili Grossman
Provavelmente não lerei. Desculpa, parece ser chato. Talvez eu leia o livro obrigatório do ano passado, As aventuras do bom soldado Svejk do Jaroslav Hašek.

Livros sorteados para 2017

O portal - Natsume Soseki
Vida encantada - Diana Wynne Jones
Stories - Neil Gaiman (org.)
O menino que desenhava monstros - Keith Donohue
É assim que você a perde - Junot Díaz
Coisa de louco - John O'Farrell

Por sorte, todos os livros são tranquilos de ler. Admito que estava com medo de sortear todos os calhamaços de uma vez. E deu para encaixar alguns no Desafio Livrada!, o que é sempre bom.

Mangás sorteados para 2017

Koe no Katachi - Yoshitoki Ooima
Onanie Master Kurosawa - Takuma Yokota (arte) e Katsura Ise (história)
Uzumaki - Junji Ito

Como não leio tanto mangá e não tenho muitos na minha lista de leitura, achei que sortear apenas três já está de bom tamanho. Todos os sorteados são mangás que eu queria ler faz tempo, então fiquei contente com o que a aleatoriedade me entregou.

Animes sorteados para 2017

NieA Under 7
Code Geass
Chouyaku Hyakuninisshu: Uta Koi
Paradise Kiss
Fushigi no Umi no Nadia
Hoozuki no Reitetsu

Enquanto minha lista de mangás para ler é bem enxuta, a lista de animes é uma bagunça. Não lembro por que adicionei a metade deles, tanto que quando fiz o sorteio não reconheci três dos seis sorteados, mas dando uma olhada por cima, eles parecem bem legais!

Esses são os meus plano para 2017 em questão de leituras e cia. Veremos o que vou conseguir cumprir!

2 comentários:

  1. Uns pitacos para seu desafio:
    - Não sei se esse que você escolheu para o tema 'erotismo' se encaixa porque ainda não o li, mas peguei para ler o 'Elogio da madrasta' em janeiro e se encaixa perfeitamente. Eu gostei muito.
    - Livro com protagonista detestável: sempre penso em 'O morro dos ventos uivantes'. Quase todo mundo ali é detestável... rs
    - Livro de correspondência: Lady Susan (um livro bem atípico da Jane Austen - único que gostei dela até agora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas ideias, Michele!
      Quando vi sua resenha de "O elogio da madrasta" pensei que seria uma boa opção para o tema. Ainda pretendo ler o Mishima e ver se ele se encaixa, mas se não se encaixar vou de Vargas Llosa.
      Já li "O morro dos ventos uivantes" e, sim, os personagens são chatos demais!
      Bem lembrado! Tenho vontade de ler esse livro desde que você resenhou, mas não sabia/lembrava que era de cartas.

      Excluir