domingo, 18 de dezembro de 2016

Mangá: The Wedding Eve

Título: The Wedding Eve (A véspera do casamento & outras histórias)
Título original: Shiki no Zenjitsu
Autora: Hozumi
Tradutora: Luciane Yasawa
Editora: Panini

Publicações de mangás josei (voltados para mulheres adultas) são raras aqui no Brasil, então fiquei bastante contente quando vi que a Panini iria publicar The Wedding Eve. Mesmo sem conhecer a autora e sem saber muito sobre o mangá, decidi dar uma chance a ele, comecei a ler sem muitas expectativas e devo dizer que não me arrependi.

A Lulu do Lulunettes propôs que fizéssemos uma leitura compartilhada do mangá, e foi muito bom trocar ideias sobre ele. Vocês podem ler a resenha dela aqui.

Publicado originalmente de 2010 a 2012 na revista mensal Flowers, The Wedding Eve é uma coletânea com seis histórias curtas. A maioria delas apresenta tramas simples, focadas na família, principalmente no relacionamento entre irmãos. Algumas têm elementos fantásticos, mas ainda assim mantêm certo tom realista. A maioria tem alguma revelação final, que apesar de às vezes sutil, muda a maneira do leitor de ver a história. Assim, temos contos sobre irmãos gêmeos que se reencontram no funeral de uma amiga da adolescência, sobre um escritor desmotivado e solitário que convive com uma parente mais nova ou sobre um jovem que volta à cidadezinha onde viveu para o casamento da irmã caçula, por exemplo.


O meu conto preferido foi "Reencontro em Azusa nº2", sobre um pai e uma filha que se veem apenas uma vez por ano. É difícil falar sobre a história sem dar spoilers, então só digo que ela tem um tom agridoce, a garotinha é uma fofa e o fim é bastante surpreendente.

Hozumi consegue transmitir muita coisa com pouco. Como uma boa contista, ela criou narrativas que se revelam nos pequenos detalhes, nos vislumbres que temos da vida dos personagens, e não deixam nada a desejar a narrativas mais longas. Também gosto de como a autora não subestima o leitor, deixando alguns subentendidos que podem gerar diferentes interpretações e reflexões sobre cada conto.


O traço da autora é relativamente realista e bastante delicado. Talvez não seja o tipo de arte que vá encher os olhos da maioria das pessoas que gostam de mangá, mas é uma arte contida que funciona muito bem nesse tipo de narrativa.

Essa foi uma das minhas leituras preferidas do ano e me deixou com vontade de ler mais mangás de Hozumi. Quem sabe alguma editora se anima a trazer mais da obra dela para o Brasil?

4 comentários:

  1. Para mim foi um dos melhores lançamentos de mangá do ano. Assim como você, fui sem expectativa e me surpreendi. Concordamos que o melhor conto do mangá é “Reencontro em Azusa nº2” (^_^). Narrativa simplesmente maravilhosa e surpreendente <3

    “Também gosto de como a autora não subestima o leitor, deixando alguns subentendidos que podem gerar diferentes interpretações e reflexões sobre cada conto.”

    Ótima observação!

    Também torço por mais obras dela no Brasil. Estou rezando para que tragam: Usemono Yado.

    Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi um dos melhores lançamentos do ano! E espero ver mais mangás nesse estilo por aqui. :)

      Excluir
  2. Eu comprei esse mangá tem dois dias no estande da comix e estou fascinada!
    Estou feliz em saber que há obras específicas para mulheres adultas e estarei procurando por mais deles!

    :)

    Nathália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mangá é ótimo, não é? :)
      Infelizmente ainda não temos tantos joseis aqui no Brasil, mas espero que as editoras lancem mais obras do tipo e que haja cada vez mais leitores interessados nesse tipo de mangá.

      Excluir