quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Livro: Budapeste

Título: Budapeste
Autor: Chico Buarque
Editora: Companhia das Letras

Budapeste era um livro que eu queria ler faz tempo, graças a algumas resenhas negativas que li na internet na época em que comecei a participar de desafios literários. Não lembro o que exatamente as resenhas diziam, mas nada como umas boas críticas para despertar a vontade de ler um livro! Além disso, o livro se passa em Budapeste, cidade que desejo conhecer um dia, e fala sobre a língua húngara, que estou aprendendo, então é uma leitura que eu faria mais cedo ou mais tarde.

O livro é sobre José Costa, um ghost writer muito talentoso. Apesar de satisfeito com o anonimato da profissão, ele tem suas crises, e numa dessas, decide ir para Budapeste, largando a mulher e o filho no Rio. Na cidade húngara, ele se apaixona por uma mulher, além de se apaixonar pela língua húngara.

Comecei a ler o livro achando que não ia gostar muito, mas a escrita do Chico é deliciosa demais para eu não gostar. Além disso, o livro faz um jogo de espelhamento interessante com os livros, as cidades onde a história se passa, as línguas e as mulheres do protagonista. E para mim, especialmente, foi interessante observar o aprendizado de José Costa da língua húngara.

Terminei a leitura me perguntando que defeitos as pessoas das resenhas que citei antes viram no livro, mas não foi muito preciso refletir muito para chegar numa possível resposta: o protagonista é chato, daquele tipo que faz um monte de besteiras e não aceita a responsabilidade, e o enredo em si não tem nada de espetacular. Ou seja, o livro pode ser bem chatinho dependendo do que você valoriza na sua leitura.

Livro lido para o Desafio Skoob (nome de cidade, região ou país no título).

2 comentários:

  1. hahaha... eu também fiquei com vontade de ler esse livro justamente por causa das resenhas negativas. E também porque tem um ghost writer. Gostei de saber que você curtiu.

    ResponderExcluir