terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Livro: Beauty Is a Wound

Título: Beauty Is a Wound
Título original: Cantik itu Luka
Autor: Eka Kurniawan
Tradutora: Annie Tucker
Editora: New Directions

Tendo como cenário a cidade litorânea fictícia de Halimunda, Beauty Is a Wound tem um início impactante: após 21 anos morta, Dewi Ayu deixou o seu túmulo, atravessou a cidade e voltou para casa. A partir daí o romance revela ao leitor toda a vida dessa mulher de uma família tradicional holandesa, que perdeu tudo e se tornou a prostituta mais cobiçada da cidade, e de suas quatro filhas. 

Essas personagens levam vidas sofridas e fortemente entremeadas com as grandes tragédias da história da Indonésia. A narrativa se estende por mais de cinquenta anos, revelando o impacto que acontecimentos como a invasão japonesa durante a Segunda Guerra, a perseguição aos comunistas e a luta pela independência tiveram nos personagens e na cidade de Halimunda.

Apesar de ser um livro carregado de violência e tragédia, ele também tem um tom cômico e às vezes fabular, com acontecimentos bizarros e fantásticos a todo instante e personagens divertidos e patéticos. Se você gosta de humor negro e não se importa com um pouco de sangue, talvez esse seja um bom livro para você. Se você se incomoda bastante com cenas de estupro e violência contra a mulher, fique longe.

O livro tem forte presença de elementos fantásticos e influência de lendas tradicionais. Ele lembra um pouco o realismo fantástico latino-americano, principalmente o do Gabriel Garcia Marquez, e em muitos momentos me vi imaginando o cenário e os personagens como sul-americanos em vez de indonésios e tive que fazer uma correção mental para ajustar a imaginação.

Beauty is a wound é um livro bastante intenso e me despertou a vontade de ler outras obras do autor. Espero que um dia ele tenha seus livros publicados aqui no Brasil. Para uma leitura que eu escolhi meio às cegas, com certeza foi uma surpresa positiva.

Para quem ficou curioso (e lê inglês) a New Yorker publicou um artigo sobre o autor aqui.

Lido para o desafio Volta ao mundo e para meu projeto pessoal Volta ao mundo em 80 livros, representando a Indonésia.

Um comentário:

  1. Realismo fantástico, humor negro e ao mesmo tempo violento e divertido. Quero!

    ResponderExcluir