quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Randomicidades aleatórias: novembro/2016 (parte 1)

Novembro foi um mês arrastado, principalmente nesse final. Estamos no fim do ano e já estou pensando nos projetos literários do ano que vem, o que é bom, porque consigo me animar com pelo menos alguma coisa. Ainda não sei o que vou fazer, se vou participar de algum desafio e tal. Alguém tem alguma sugestão?

Neste mês não li/vi nada muito espetacular, mas em compensação entrei na onda da nostalgia e comecei a reler uma série de livros muito querida e a rever uma série da adolescência. Além disso, comprei mais livros do que deveria, perdendo todo o controle que tive no mês passado, mas isso é assunto para o segundo post de randomicidades.


Livros lidos


Desventuras em série - livros 1 a 4 - Lemony Snicket (Mau começo, A sala dos répteis, O lago das sanguessugas, Serraria baixo-astral)
O lançamento da série da Netflix previsto para janeiro foi a deixa para eu mergulhar novamente nas vidas desventuradas de Violet, Klaus e Sunny. Adoro demais essa série de livros e estou me divertindo muito relembrando todos os momentos ruins e bons da história. Curioso como, mesmo já tendo relido em outras ocasiões, os livros ainda parecem uma novidade. Estou ansiosa para começar a mergulhar nos mistérios que aparecerão nos próximos volumes, dos quais já não me lembro tão bem.
Nota: 4 para todos, mas acho que meu preferido por enquanto é o Mau começo (achei que meu preferido seria A sala dos répteis, mas não foi)


A nona vida de Louis Drax - Liz Jensen
O livro conta a história de Louis, um menino de nove anos propenso a acidentes que ficou em coma após cair de um penhasco. Narrado em duas vozes, a do menino e a do médico responsável por ele, o livro desvenda o mistério por trás do acidente que o deixou naquele estado. Gostei bastante das partes narradas pelo menino, mas não gostei muito do médico. A leitura demorou um pouco para engrenar, mas assim que você começa a descobrir mais coisas, a história se torna mais interessante.
Nota: 3,25


Um homem morto a pontapés - Pablo Palácio
Nota: 3


Enclausurado - Ian McEwan
Inspirado em Hamlet, esse livro chama a atenção pelo narrador inesperado: um feto. De dentro da mãe, ele ouve e sente tudo o que acontece ao seu redor e, mesmo sem nem ter nascido, já tem que se deparar com o terrível fato de que sua mãe e o amante dela estão tramando o assassinato de seu pai. Sou fã do Ian McEwan e fazia tempo que não lia um livro dele, foi bom matar a saudade.
Nota: 4


O que aconteceu com o adeus - Sarah Dessen
Há muito tempo comecei a ler esse livro e parei. Agora finalmente voltei a ele. Gosto muito do pouco que li da Sarah Dessen; gosto de como ela constrói os dramas familiares, as amizades e os amores, e acho os personagens fáceis de se identificar. Infelizmente nesse livro não senti empatia nenhuma com a protagonista, o romance não me conquistou e as brigas dela com a mãe me irritaram. Gostei da amiga excluída e da gerente do restaurante, no entanto, e preferia que o livro fosse mais focado no grupo de amigos da Mclean.
Nota: 3,25


Raul Taburin - Sempé
Raul Taburin é o melhor mecânico de bicicletas da cidade, mas ele esconde um segredo: apesar da grande experiência em consertar as magrelas, ele não sabe andar de bicicleta. A história é uma graça, e as ilustrações de Sempé, com seu traço simples, são incríveis.
Nota: 4,5

Quadrinhos


Helter Skelter - Kyoko Okazaki
Esse mangá, bastante comentado e premiado, é sobre Lilico, uma modelo incrivelmente bela e popular. Sua boa aparência, no entanto, é fruto de inúmeras cirurgias plásticas que a transformaram em uma mulher completamente diferente do que ela antes. As cirurgias lhe deram a beleza e o sucesso que ela almejava, mas não duram para sempre. Logo o corpo de Lilico começa a se deteriorar e, ao ver tudo o que conquistara em risco, sua mente vai seguindo o mesmo caminho. É um mangá bastante intenso, meio grotesco, com uma protagonista desagradável e humana.
Nota: 4


O muro - Céline Fraipont, Pierre Bailly
Livro sobre uma menina de treze anos cuja mãe abandonou a família para ficar com o amante e o pai fica ausente durante a maior parte do tempo. Sem nenhum responsável por perto, ela se sente abandonada, entediada e confusa. A arte é fantástica, com um estilo cheio de sombras. O final me pareceu um tanto abrupto, mas tirando isso, gostei muito.
Nota: 4

Animes e séries


Bananya
Anime sobre um gato-banana. Com apenas três minutos por episódio, o desenho mostra Bananya e seus amigos fazendo gato-bananices pela casa. É bem bobinho e incrivelmente fofo.

Comecei a rever The O.C., minha série queridinha da adolescência; também comecei uma porção de animes: Aoi Bungaku, série que adapta clássicos da literatura japonesa e que pretendo ir assistindo aos poucos, a medida em que ler os livros; Onara Gorou, anime curtinho sobre um pum (sim, é isso mesmo); e Those Who Hunt Elves II, anime que assisti na época da Locomotion e agora decidi rever.

Filmes


Cinco centímetros por segundo
O Makoro Shinkai é um dos diretores japoneses de animação mais consagrados da atualidade, e esse é um dos seus filmes mais famosos. Com cenários deslumbrantes e a sensibilidade que são suas marcas registradas, ele mostra o relacionamento de dois jovens que eram muito próximos na infância e foram perdendo contato com o tempo. A história é bonita, mas é um pouco maçante/brega se você não gostar do estilo. Além disso, a presença constante de um narrador me incomodou bastante e dificultou a criação de vínculos com os personagens.
Nota: 3,5


Um filme sobre o amor
Filme visto na aula de húngaro. Só agora percebi que ele tem um tema muito semelhante ao de Cinco centímetros por segundo, haha. Basicamente, o relacionamento de dois jovens muito próximos na infância e na adolescência, mas que acabam separados por forças externas. Gostei do filme, apesar de ainda ficar bem confusa com os acontecimentos históricos da Hungria (é, tô precisando estudar mais).
Nota: 3,5


Mesmo se nada der certo
Filme fofo sobre um produtor falido que se encanta pelo talento de uma cantora e propõe ajudá-la na gravação de seu álbum. É quase a versão hollywoodiana de Once, só que com músicas menos interessantes (mas ainda amo Lost Stars e gosto de toda a ideia por trás do álbum). É gostosinho de assistir, despretensioso, fofo.
Nota: 3,5


O silêncio dos inocentes
Finalmente vi esse filme inteiro! Eu já tinha visto trechos em uma viagem, mas até então não tinha me animado a assistir tudo. Gostei, o suspense é bem envolvente e os personagens são interessantes, mas talvez eu esperasse um pouquinho mais.
Nota: 4


Louca obsessão
Acho que se eu não tivesse lido o livro teria gostado bem mais do filme. O livro é bem mais pesado e angustiante e não pude deixar de ficar comparando alguns acontecimentos. Em compensação, o filme não tem aqueles capítulos insuportáveis com a história da Misery, o que sempre é um ponto positivo, hahaha.
Nota: 3,25

Por enquanto é isso. O post de compras vem em breve.

4 comentários:

  1. Depois (não sei quando) tenho que retornar a leitura de Desventuras em Série. Ainda não comprei / li Helter Skelter, então não sei se o filme é fiel ao mangá. Mas mesmo assim, recomendo o live action. É ótimo! Esse anime do Bananya é bizarramente fofinho. Amo 5 Centímetros Por Segundo <3 Mas minha animação preferida do Makoto Shinkai, no quesito trama, é Hoshi no Koe <3. Tanto o filme quanto o livro de O Silêncio dos Inocentes são sensacionais. Beijão, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desventuras em Série é muito amor.
      Em geral não me interesso muito por live-actions baseados em mangás, mas acho que vou dar uma chance a Helter Skelter.
      Hoshi no Koe nunca me chamou muita atenção (não sou muito fã de animes futuristas), mas por enquanto só vi filmes do Shinkai mais realistas, então seria legal dar uma variada. Estou curiosa para ver o filme novo dele.

      Excluir
  2. Na época do lançamento do filme, li o 1o volume de Desventuras em série e gostei muito. Mas depois lançaram muitos livros e fiquei com preguiça de continuar. Quero ver a série.
    Me interessei pelo Helter Skelter. O Muro tá aqui na pilha.
    Como assim gato-banana? Preciso ver isso!
    Achei fofo esse Mesmo se nada mais der certo. O Louca Obsessão e o Silêncio dos Inocentes são clássicos do meu coração. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros de Desventuras são maravilhosos, mas um tanto formulaicos no início. Depois os mistérios vão se revelando e se torna uma história instigante e surpreendente.
      Acho que você gostaria de Helter Skelter e de O Muro.

      Excluir