terça-feira, 6 de setembro de 2016

Livro: Eeeee Eee Eeee

Título: Eeeee Eee Eeee
Autor: Tao Lin
Editora: Melville House

Estou com essa resenha nos rascunhos há um tempão e só agora consegui me animar a terminar de escrever sobre esse livro estranho. Eeeee Eee Eeee foi um livro comprado pela capa e pelo título. A capa é estilosa, tem cores vibrantes e um urso. O título é estranho e desperta curiosidade. O livro em si é estranho, às vezes interessante, às vezes irritante.

É sobre jovens vivendo suas vidas confusas, vazias e sem rumo. O protagonista, Andrew, vive obcecado por uma ex-namorada, trabalha em uma pizzaria, tem conversas com golfinhos, ursos e alces, e adora trazer o nome da Jhumpa Lahiri à tona (sim, isso é estranho). Também conhecemos seu amigo e a irmã dele, personagens meio depressivos, meio sem futuro, meio tentando achar o lugar deles no mundo sem muito sucesso. Não preciso dizer que é muito fácil se identificar com todos eles.

O livro é engraçadinho, mas às vezes as coisas começam a ficar nonsense demais para o meu gosto. Sempre que os golfinhos entravam em cena eu suspirava e começava a ler no automático, porque esses trechos são chatos, apesar de não muito numerosos ou longos.

Tao Lin escreve com muitos períodos curtos e orações coordenadas. Isso dá à narrativa um tom meio jocoso, meio infantil. Enquanto lia, eu imaginava o livro como uma animação independente (quem sabe em stop-motion) com narrador sarcástico, o que foi uma experiência peculiar. E agora eu quero que alguém faça um filme assim.

Para terminar essa resenha em que nem sei o que estou falando, concluo dizendo que Eeeee Eee Eeee me lembrou um pouco O apanhador no campo de centeio na forma de retratar a juventude. É só transpor um Holden um pouco mais velho para os dias atuais e colocar uns golfinhos no meio. Ou não.

Livro lido para o Desafio Livrada!: um livro maluco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário