quinta-feira, 28 de julho de 2016

Livro: O mundo se despedaça

Título: O mundo se despedaça
Título original: Things Fall Apart
Autor: Chinua Achebe
Tradutora: Vera Queiroz da Costa e Silva
Editora: Companhia das Letras

Faz bastante tempo que tenho vontade de ler esse livro, um clássico da literatura nigeriana. Ele é protagonizado por Okonkwo, um homem muito respeitado em seu clã, que construiu com as próprias mãos sua riqueza e sua reputação de guerreiro, garantindo uma posição de prestígio em Umuófia. No entanto, ele cai em desgraça perante a tribo e é obrigado a se exilar por alguns anos, durante os quais ele só pensa em seu regresso ao lar e em reconstruir o que perdeu. Porém, com a chegada dos colonizadores brancos na região, as coisas começam a mudar rapidamente e Okonkwo, apegado às tradições, é um dos que mais sofre para se adaptar.

O livro mergulha fundo na cultura ibo, exibindo seus costumes e crenças: rituais, festas, casamentos, provérbios, a hierarquia, o trabalho, o relacionamento dentro das famílias e do clã. E apesar de a tribo viver em aparente harmonia, o autor não deixa de nos mostrar as fissuras que há naquela sociedade, sem adotar uma visão maniqueísta de nativos bonzinhos e colonizadores malvados ou vice-versa.

É uma leitura muito interessante, embora em alguns momentos eu tenha me cansado um pouco das descrições do cotidiano da tribo e tenha desejado um pouco mais de ação, que só começa depois da metade do romance. Apesar de a tensão entre os ibos e os europeus ser o grande tema da obra, ela ocupa relativamente pouco do livro.

Livro lido para o Desafio Volta ao Mundo (Nigéria).

Um comentário:

  1. Ainda não li nada do autor, mas estou curiosa. Acho que vou gostar.

    *Respondi sua pergunta sobre o título do livro lá no blog :)

    ResponderExcluir