segunda-feira, 16 de maio de 2016

Livro: O fio das missangas

Título: O fio das missangas
Autor: Mia Couto
Editora: Companhia das Letras

Esse é o quarto livro do Mia Couto que leio e o primeiro de contos. Em geral sou muito fã de contos, mas tenho certa dificuldade em ler vários em seguida, que foi mais ou menos o que fiz neste caso. Eu já tinha lido um dos contos para uma aula, há alguns anos, e na ocasião gostei bastante, mas agora sinto que nenhum dos textos foi especialmente memorável ou se destacou dos outros.

O livro reúne 29 contos curtos, como missangas em um colar, com a voz do autor como fio. As narrativas apresentam a prosa poética e as brincadeiras com as palavras típicas do Mia Couto. São histórias simples e sensíveis, tratando de amor, morte, solidão e outras questões bastante humanas, muitas delas focadas no universo feminino.

Em livros de contos, sempre têm alguns contos que agradam mais e outros que agradam menos, portanto, li o livro com a expectativa de encontrar uma pequena joia que se destacaria dos outros textos, mas não a encontrei. Achei as histórias mais ou menos uniformes, sem nada excepcional e nada particularmente ruim. Para mim, o problema do livro é que os contos são curtos demais. Não dá tempo para se aclimatar a cada história e cada personagem, o que impede um envolvimento maior com a leitura e me deixou com uma leve sensação de insatisfação ao final de cada conto.

A escrita do Mia Couto continua bela como sempre, disso não posso reclamar. Porém, não foi o suficiente para me conquistar. Talvez uma leitura mais tranquila, com tempo para degustar cada palavra, me faria apreciar mais o livro, não sei.

Livro lido para o Desafio Skoob (autor africano) e para meu Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros (Moçambique).

Nenhum comentário:

Postar um comentário