segunda-feira, 25 de abril de 2016

Livro: O mar

Título: O mar
Título original: The sea
Autor: John Banville
Tradutor: Sergio Flaksman
Editora: Biblioteca Azul

Após a morte da esposa, Max Morden, um historiador da arte de meia-idade, retorna à praia onde costumava a passar as férias na infância e mergulha nas lembranças de seu relacionamento com a família Grace. De uma classe social superior à sua, a família exercia grande fascinação sobre o garoto. Inicialmente atraído pela sedutora sra. Grace, ele tenta se aproximar da família e se torna amigo dos gêmeos Myles e Chloe. O livro alterna esse passado e o presente, em que ele convive com as pessoas da casa alugada que costumava alojar os Grace e relembra os últimos dias de sua esposa.

Sinceramente, não tenho muito a dizer sobre o livro. Eu gostei, mas ao mesmo tempo achei meio chato. O estilo de Banville é muito bonito, poético e cria imagens interessantes, não tenho dúvidas disso, mas às vezes ele se torna arrastado e cansativo. Não há muito enredo para prender a atenção do leitor (pelo menos se você for uma leitora como eu, impaciente, chata e cansada). As memórias do protagonista e suas histórias com os Grace são interessantes, mas há pouco desenvolvimento e tudo parece meio sem rumo até chegarmos próximos ao final, em que várias coisas começam a se desenrolar rapidamente.  Apesar disso, houve bons momentos que compensaram meu tédio e terminei a leitura com uma impressão positiva do livro.

Livro lido para o Desafio Volta ao Mundo (país: Irlanda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário