quarta-feira, 27 de abril de 2016

Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros: 3 anos

Hoje meu desafio Volta ao Mundo em 80 Livros completa três anos, então não posso deixar de escrever o já tradicional post de balanço de aniversário.

Por enquanto li 43 livros da minha meta de 80. Como tenho até 2023 para completar o desafio, acho que estou em um bom ritmo.

O último ano não foi dos mais animadores para o projeto. Não fui atrás de muitos livros de países diferentes e li apenas nove livros válidos. Por um lado, esse não é um número muito expressivo, por outro lado, não está muito abaixo dos doze livros que li no ano anterior e houve uma boa variedade de países, com boa representação da Ásia, África e América Central e apenas um país europeu.

No momento, meu mapa está assim:


E os países, com o número de livros lidos, são:

1. EUA (83)
2. Inglaterra (32)
3. Brasil (30)
4. Japão (22)
5. França (12)
6. Irlanda (7)
7. Hungria, Portugal, Alemanha, Canadá, Índia (4)
8. País de Gales, Noruega, Israel, México (3)
9. Escócia, Dinamarca, Rússia, Argentina, Chile, Peru, China, Coreia do Sul, Angola, África do Sul, Austrália (2)
10. República Tcheca, Espanha, Holanda, Bélgica, Islândia, Colômbia, Cuba, El Salvador, Honduras, Uruguai, Irã, Paquistão, Afeganistão, Senegal, Nigéria, Marrocos, Zimbábue (1)

Como dá para observar, comparando com o balanço do ano passado, não houve nenhuma grande mudança na ordem além de a Irlanda ter subido uma posição e agora ocupar isoladamente o sexto lugar. Os EUA continuam dominando com mais que o dobro das leituras do segundo colocado, situação que eu gostaria de mudar, mas não sei se vou conseguir sem interferir demais na espontaneidade das minhas escolhas de leitura.

Minha lista completa de leituras está aqui, caso alguém queira ver.

Como sempre, se alguém tiver recomendações de livros de países que ainda não li, elas serão muito bem-vindas!

9 comentários:

  1. Faz um tempo que não entro aqui e que não comento… mas nossa, 3 anos de desafio! Achei que você já tinha acabado!
    E você ainda fez mapinha e tal <3 ahaha que menina organizada <3 Queria eu ter esta paciência… hahahaha
    Hm… você pediu recomendações, mas não sei se a que vou dar vai valer como uma, porque são livros infanto juvenis, mas… Até onde eu lembro, a séria da Pippi Meialonga é sueca, e a Suécia ainda não está marcada no seu mapa! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vai demorar bastante para terminar o desafio.
      Só sou organizada nesse tipo de coisa, porque no resto sou um desastre. :P
      Já li Pippi, mas sei que tem pelo menos outro livro da autora publicado aqui no Brasil. Acho que vou ler ele para a Suécia. :)

      Excluir
    2. ahahaha adoro ahahha
      Que bom que pude ajudar de algum jeito! :)

      Excluir
  2. Esse seu desafio é muito bacana e sempre descubro títulos interessantes (agora mesmo, acabei de botar mais um na minha lista). Vou indicar autores de países que você ainda não leu (e dos quais gostei muito):
    - Mia Couto (Moçambique)
    - Elena Ferrante e Alessandro Baricco (Itália)
    - Katherine Mansfield (Nova Zelândia)
    - Arthur Schnitzler (Áustria)
    Boas leituras! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas sugestões!
      Estou lendo Mia Couto agora mesmo, para o Desafio Skoob :)
      Quero muito ler Elena Ferrante, mas ainda estou à espera de uma boa promoção para comprar A amiga genial.
      Adoro a Katherine Mansfield e tenho um livro dela em casa, mas estou com preguiça de ler porque é em inglês, hahaha.

      Excluir
  3. Passando aqui novamente para avisar que o seu blog (e outras coisinhas) me fizeram voltar a ter um blog literário! :)

    ResponderExcluir
  4. Pra Suécia vc tbm pode ler a série Millennium. Não lembro se você já leu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li antes de começar o desafio. Pensei em ler algo nessa linha mais policial para a Suécia, mas acho que vou de Astrid Lindgren mesmo.

      Excluir