quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Filme: Fehérlófia

Título original: Fehérlófia
Título em inglês: Son of the White Mare (Filho da égua branca)
Diretor: Marcell Jankovics
Ano: 1981

Descobri esse filme por acaso, quando estava buscando ideias de temas para um seminário sobre algo da cultura húngara (acabei falando sobre raças de cachorro). Como fã de animações com um visual diferente, fiquei interessada nas cores vivas e no jeitão psicodélico da produção, mas só agora, quase um ano depois, assisti ao filme.

Baseado em lendas dos povos que deram origem ao que hoje é a Hungria, a animação conta a história de um jovem nascido de uma égua. Após ouvir a mãe contar a história sobre o antigo reino onde ela vivia, que foi dominado por três dragões malignos, o jovem decide partir em uma jornada até o submundo para destruir os tais dragões. No caminho, ele encontra seus dois irmãos, também dotados de grande força, que se juntam a ele na jornada.

A história em si é bem tradicional, com o herói que retorna ao reino do qual fora expulso para libertá-lo do jugo de criaturas mágicas e poderosas. São três irmãos, três dragões e três princesas libertadas ao final. E viveram felizes para sempre (ou será que não?). Nenhuma grande novidade aqui.

Por outro lado, visualmente o filme é incrível, diferente de tudo o que eu já vi, com cores fortes e contrastantes e estampas cheias de detalhes, que remetem aos bordados tradicionais húngaros. Mais do que apenas a estética, no entanto, o que mais me fascinou no filme foi a maneira simbólica de representar as ações. As cenas iniciais, por exemplo, que mostram a égua fugindo do submundo e o nascimento do protagonista são pura viagem visual. A parte em que a égua conta sua história ao menino também é fascinante, cheia de formas geométricas e brincadeiras com as cores. Verdade que a história nem sempre fica muito clara em meio a todos os delírios psicodélicos, mas isso é o que menos importa aqui.






Para quem ficou curioso, vale a pena dar uma olhada nesse trailer:

2 comentários:

  1. Cara, que louco! Eu não conhecia esse filme, mas só pelas cores e toda essa psicodelia já super me chamou atenção. Inclusive, demorei um pouco para entender o desenho do post (e ainda estou em dúvida se realmente entendi ou não hahahah).

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver a chance, assista! Como o filme é antigo, é meio difícil de achar, mas vale a pena.
      Você está falando do desenho do cartaz? Acho que é a cara da égua fundida com a árvore, e a coisa laranja é meio que uma vagina primordial (é o lugar onde o personagem nasceu e viveu durante a infância, então essa é a minha suposição, hahaha)

      Excluir