domingo, 31 de janeiro de 2016

Randomicidades do mês: janeiro/2016 (leituras)

Janeiro foi um mês cheio de leituras, filmes e animes, portanto, vou dividir as randomicidades do mês em três posts para poder escrever mais sobre algumas dessas coisas.

Livros lidos


O vitral encantado - Diana Wynne Jones
Lido para o DL Skoob. Resenha aqui.
Nota: 3,5


To All the Boys I've Loved Before - Jenny Han
Foi o escolhido do mês do meu clube do livro. Eu não estava lá com alta expectativas, porque sabia que o livro tem um clichê que eu acho forçado, típico de fanfic ruim: o namoro falso. Mas apesar de ainda achar esse clichê ruim, o livro é delicinha demais. Os personagens são interessantes, principalmente a irmã mais nova da protagonista, que é uma figura, e o garoto do relacionamento falso, um fofo. O livro também foca bastante nas relações familiares, o que sempre me agrada. Não é um livro incrível, mas gostei muito.
Nota: 4


P.S. I Still Love You - Jenny Han
O primeiro livro terminou em aberto e não consegui resistir ao segundo. Porém, enquanto o primeiro foi uma grata surpresa, o segundo foi decepcionante. O livro tem ótimos momentos: a Kitty continua sendo a personagem mais divertida e adorável que existe, o novo crush é fofo e eu adorei o jogo de infância dos personagens, mas esse livro é focado demais em problemas de relacionamento e eu odeio isso. Além disso, a protagonista e seu namorado estavam bastante irritantes.
Nota: 3


A casa torta - Agatha Christie
Esse livro tem uma história engraçada: eu o encontrei no lixo! Ok, não exatamente no lixo, mas em uma caixa ao lado do lixo do prédio. O pobrezinho foi salvo e, depois de alguns anos na estante, finalmente foi lido. Eu esperava encontrar o Poirot ou a Miss Marple, mas o personagem central aqui é Charles Hayward, que se envolve na investigação do assassinato do avô de sua noiva. Meio na condição de colaborador da polícia, meio na condição de quase membro da família, ele se embrenha no enorme casarão familiar e conhece cada um dos moradores excêntricos. O primeiro problema é que Charles não é o mais brilhante dos investigadores e deixa muitas pistas passarem. O segundo problema é que nenhum personagem aparenta ter motivos para cometer o crime, o que deixa o meu lado leitora-detetive confuso e desanimado. Mas o final!!! Sou péssima detetive, porque fui pega de surpresa mais uma vez.
Nota: 3,25


História do dinheiro - Alan Pauls
Lido para o desafio Volta ao mundo. Resenha aqui.
Nota: 3


Como treinar o seu dragão - Cressida Cowell
O livro é bem diferente do pouco que eu vi do filme. Além de não ter nenhuma personagem feminina relevante, o Banguela do livro é um dragãozinho nanico e egoísta, e o vínculo entre ele e Soluço é muito tênue. Tirando isso, o livro é divertido e gostoso de ler, mas não consegui me apegar muito e não pretendo continuar a ler a série.
Nota: 3,5


Arrecife - Juan Villoro
Lido com antecipação para o desafio Volta ao mundo. Resenharei em breve.
Nota: 3,5


A bicicleta que tinha bigodes - Ondjaki
Esse é o terceiro livro do Ondjaki que leio e o terceiro que explora o mesmo núcleo de personagens, provavelmente inspirados na infância do autor. Nesse livrinho de leitura rápida e agradável, um menino deseja escrever um conto para ganhar uma bicicleta em um concurso, mas lhe faltam ideias. Então ele conta com a ajuda de seus amigos para roubar uma ideia do tio Rui, o escritor que vive lá na rua deles. Adoro como o Ondjaki cria narradores infantis e adoro sua escrita poética. É o tipo de livro que te deixa com um sorrisinho ao finalizar a leitura.
Nota: 4


Só para fumantes - Julio Rámon Ribeyro
Fiquei com medo desse livro porque o prefácio é incrivelmente chato, chato, pedante, chato! (Ou talvez simplesmente acadêmico demais.) Mas os contos em si têm aquela linguagem límpida que dá gosto de ler, com personagens incrivelmente reais. Como em qualquer coletânea, alguns contos agradam mais, outros agradam menos, mas no geral achei o livro ótimo!
Nota: 4,25


Eles eram muitos cavalos - Luiz Ruffato
Já tinha ouvido falar bastante do livro, tanto positivamente quanto negativamente. Ele é formado por 70 episódios que retratam a cidade de São Paulo. Temos, então, pequenos contos, cartas, listas, diálogos, que nos revelam as diferentes facetas dos habitantes da cidade. O estilo moderno, fragmentado, pode ser um pouco irritante para quem prefere a boa e velha prosa tradicional, como eu, mas o livro não se limita ao estilo: há muitos episódios interessantes, curiosos e comoventes, e, para quem conhece São Paulo, é interessante ver a cidade como personagem de livro.
Nota: 3,25

Quadrinhos lidos


Nimona - Noelle Stevenson
Outra leitura para o clube do livro. Eu estava animada para ler essa HQ mesmo sem saber nada da história porque o traço é muito fofinho. Pelos primeiros capítulos, eu imaginei que ela seguiria um formato mais cômico, com capítulos curtos e histórias fechadas, mas o livro seguiu outro rumo, em uma história mais complexa que não conseguiu me conquistar. Apesar disso, os personagens são adoráveis e muitíssimo interessantes. A protagonista, Nimona, tem o poder de se transformar em qualquer animal e uma personalidade divertida, mas ao mesmo tempo não está nem aí para as regras morais do resto da humanidade e, ao se tornar parceira do vilão Blackheart, coloca o mundo em risco. Blackheart é outro personagem interessante, com seu ressentimento e seu passado de ex-herói em formação. Sinto que os personagens poderiam ter sido mais bem explorados, mas talvez só ache isso porque não gostei tanto da história.
Nota: 3,25


Limit e Vitamin - Keiko Suenobu
Finalmente terminei Limit! O mangá teve seus altos e baixos, mas gostei razoavelmente. Vitamin é bem intenso, correspondeu às minhas expectativas. Pretendo resenhar os dois mangás em um post separado. 

Aquisições


Depois de exagerar nas compras em dezembro, estou tentando me conter, então as aquisições de janeiro são basicamente mangás e um livro que ganhei.

Fiquei meio em dúvida se compraria Vitamin ou não, mas vi na banca e não resisti. O último volume de Limit e o terceiro de Orange chegaram aqui em casa no começo de janeiro. O que também chegou foi Sobrevivente, que ganhei no sorteio do Desafio Skoob! Adoro sorteios, bem que eu poderia ganhar mais umas vezes. ;)

7 comentários:

  1. Nunca sei se fico orgulhosa de mim mesma ou frustrada com o autor quando consigo adivinhar o final de um livro policial...rs
    Sério que os livros de Como treinar seu dragão são assim fraquinhos? Adorei os filmes (o segundo mais do que o primeiro).
    E também acho a escrita do Ondjaki uma delícia!
    Comecei a ler esse do Ruffato uma vez, mas não consegui avançar muito. Nem sei se me animo para tentar de novo...
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá para ficar os dois ao mesmo tempo :P
      Esse primeiro livro do Como treinar seu dragão é fraquinho mesmo, mas talvez os personagens tenham alguma evolução mais para a frente e a coisa fique mais interessante.
      O começo do livro do Ruffato é bem chato, mas depois melhora (ou você se acostuma ao estilo, não sei) e a leitura flui melhor.

      Excluir
  2. Tenho muita curiosidade com relação a esses livros da Jenny Han porque gosto de livros fofinhos, mas estava com medo de ser muito bobinhos, mas o seu comentário me animou.
    Estou com um livro do Ondjaki que peguei em uma troca agora fiquei mais curiosa ainda, mas não sei se consigo encaixar em fevereiro, mas vamos ver...

    PS.: Também sou péssima detetive...rsrs...

    Bjus,

    Dani Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é meio bobo à vezes, mas vale a pena ler, sim. :)
      Ondjaki é muito amor ♥

      Excluir
  3. Tenho muita curiosidade com relação a esses livros da Jenny Han porque gosto de livros fofinhos, mas estava com medo de ser muito bobinhos, mas o seu comentário me animou.
    Estou com um livro do Ondjaki que peguei em uma troca agora fiquei mais curiosa ainda, mas não sei se consigo encaixar em fevereiro, mas vamos ver...

    PS.: Também sou péssima detetive...rsrs...

    Bjus,

    Dani Moraes

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler Ondjaki, mas não posso comprar. hehehe
    Engraçado, Como Treinar seu Dragão é meio fraquinho mesmo, mas eu gosto demais! Já li 4 e tenho qse todos na estante esperando a vez. Eu gosto mais do livro, porque o Banguela é mais carismático e tem a menininha que esqueci o nome e é fodástica. Mas eu não me decepcionei com os livros não! :D
    Leu pra caramba em janeiro hein??? Eu acabei meu primeiro de fevereiro agora. Tive uma ressaca literária daquelas! (Aliás, foi Hibisco Roxo, em breve resenha!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti que os personagens do Como treinar seu dragão não são tão interessantes quanto no filme, mas imagino que nos volumes seguintes eles tenham mais espaço para se desenvolver.
      Sim, janeiro foi um mês bom para leituras. Eba, quero ler sua resenha!

      Excluir