terça-feira, 10 de novembro de 2015

Volta ao mundo em 80 livros: A ovelha negra e outras fábulas

Título: A ovelha negra e outras fábulas
Título original: La Oveja negra y demás fábulas
Autor: Augusto Monterroso
Tradutor: Millôr Fernandes
Editora: Cosac Naify

Esse livro reúne fábulas curtinhas em uma versão moderna, com bastante humor, ironia, crítica social e muitas referências literárias e políticas. Há contos como o da mosca que sonha em ser águia, mas que se angustia ao se imaginar como águia e também se entristece ao ser apenas mosca; do macaco que deseja ser escritor satírico; e do porco da criação de Epicuro que se ocupa escrevendo poesia.

Não sou a maior fã de fábulas e admito que não gostei / não entendi alguns dos textos presentes no livro. Imagino que se eu tivesse mais tempo e pudesse degustar as narrativas aos poucos, acabaria gostando mais delas.

Não tenho muito mais a dizer sobre o livro, portanto escolhi uma fábula curtinha que me agradou para vocês verem qual é o estilo geral dos textos:

O fabulista e seus críticos

 Na selva vivia há muito tempo um Fabulista cujos criticados se reuniram um dia e o visitaram para queixar-se dele (fingindo alegremente que não falavam por eles mas pelos outros), na base de que suas críticas não nasciam da boa intenção mas do ódio.

Como ele estava de acordo, eles se retiraram envergonhados, como na vez em que a Cigarra se decidiu e disse à Formiga tudo o que tinha de dizer.

------

Decidi que vou classificar o autor como hondurenho para meu desafio, mas ele é o tipo de pessoa que desafia classificações de nacionalidade: nasceu em Honduras, mas passou a infância e a juventude na Guatemala, onde iniciou sua vida literária. A mãe era hondurenha e o pai era guatemalteco. Depois ele morou no México, no Chile e na Bolívia para então voltar ao México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário