quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Top 10: livros infantis que não li na infância

Fiz há alguns anos uma lista com meus livros de infância preferidos. Como adoro listas, resolvi criar agora uma com livros infantis (considerei aqui alguns livros bem infantis e vários "middle-grade") de que gosto muito e que li nesses últimos anos. Já falei de muitos deles aqui no blog, mas não custa nada falar de novo.


Marcelino Pedregulho - Sempé
Com pouco texto e muitas ilustrações, o livro contra a história de um menino que enrubesce sem motivo, o que o leva a se afastar dos outros. Até que ele conhece um menino que espirra sem motivo, e uma grande amizade surge entre os dois. Singelo, delicado e encantador, esse é o tipo de livro que acalenta a alma.


Luna Clara & Apolo Onze - Adriana Falcão
Esse livro tem um jeitão de história tradicional que muito me agrada, com jornadas, coincidências, desencontros e acontecimentos misteriosos. Eu nunca tinha lido nada da autora e adorei a sua escrita. Como eu disse no meu comentário sobre ele, é o tipo de livro que eu gostaria de ter escrito.


As irmãs Penderwick - Jeanne Birdsall
Esse livro foi uma grata surpresa. Não esperava muito dele, mas ele me encantou com o clima nostálgico e as personagens divertidas. É um livro bastante leve e gostoso de ler. Resenhei aqui.


Winnie Puff - A. A. Milne
Depois de muito acompanhar as aventuras de Puff, Leitão, Chistopher Robin e cia. pelos desenhos da Disney, ler a obra original é pura nostalgia. Os personagens são encantadores em sua ingenuidade, as histórias são muito divertidas e o Puff cria os melhores versinhos.


Sombra - Suzy Lee
Li a "trilogia da margem", composta por Sombra, Onda e Espelho, da Suzy Lee para uma disciplina da faculdade, e ler esses livros foi certamente a melhor coisa da matéria. Em Sombra, talvez meu preferido entre eles, a autora brinca com a divisão da encadernação entre as duas páginas do livro para criar dois universos, o real e o imaginário, criado pelas sombras e pela imaginação da personagem.


Os pequeninos Borrowers - Mary Norton
Esse calhamaço reúne seis histórias sobre uma família de Borrowers, pequenas criaturas humanoides que vivem nas moradias humanas, pegando "emprestado" tudo o que necessitam para sobreviver. Gosto do universo que a autora criou e de seu estilo de escrita. Resenhei aqui.


Buracos - Louis Sachar
Nesse livro, o protagonista é condenado a frequentar um reformatório esquisito onde ele e os outros meninos são obrigados a ficar cavando buracos para "fortalecer o caráter". A essa história se misturam eventos misteriosos do passado. A sinopse não é tão interessante, mas o ponto forte do livro é a trama bem bolada, em que nada está lá à toa, e os acontecimentos surpreendentes.


Um barril de risadas, um vale de lágrimas - Jules Feiffer
Livro que brinca com elementos de contos de fadas e tem um narrador muito divertido. Me fez virar fã do autor!


A história de Despereaux - Kate DiCamillo
Outro livro com elementos de contos de fadas. Temos um ratinho valente que se apaixona por uma princesa e um rato que vive no escuro e decide ajudar uma criada tristonha. 


Andar duas luas - Sharon Creech
Um dos meus livros preferidos da vida! Aqui, uma menina viaja de carro com os avós em busca da mãe. Durante a viagem, ela conta para eles a história de sua amiga Phoebe e o sujeito estranho que aparece na sua porta. O livro é divertido em alguns momentos e realmente triste, de cortar o coração e soluçar como um bebê em outros.


E você? Também tem livros infantis pelos quais se apaixonou quando já estava bem longe da infância?

2 comentários:

  1. Esses livros <3 (os que eu li, claro. E Sombra não estaria na minha lista, mas ainda assim: esses livros <3).
    (era para ser um comentário solto, mas eu meio que respondi sua pergunta, hihihi)

    ResponderExcluir