quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Projeto Ghibli #3: O castelo de Cagliostro


Lupin III: O castelo de Cagliostro
Título original: Rupan sansei: Kariosutoro no shiro
Ano: 1979

Esse foi o primeiro longa-metragem dirigido pelo Hayao Miyazaki e o segundo filme protagonizado por Lupin III, personagem da série de mangá Lupin III, de Monkey Punch, publicado a partir de 1967. O mangá foi um grande sucesso no Japão e gerou diversas adaptações para TV e cinema.

Arsène Lupin III é, segundo seu criador, neto do Arsène Lupin do escritor Maurice Leblanc (resenhei um livro do personagem aqui), mas não conheço o suficiente do mangá/anime nem dos livros para saber até que ponto o personagem francês influencia seu neto nipônico.

Em O castelo de Cagliostro, Lupin e seu amigo Jigen roubam um cassino, mas descobrem que o dinheiro é falso. Eles então se dirigem a Cagliostro, um pequeno país que parece ser a fonte das notas falsificadas. Lá Lupin encontra Clarisse, a princesa, fugindo do conde Cagliostro, que deseja forçá-la a se casar com ele. Lupin a salva de seus perseguidores, mas ela é recapturada após lhe entregar um valioso anel de família desejado pelo conde. Lupin e Jigen então convocam seus aliados e partem ao encontro dos mistérios de Cagliostro para resgatar Clarisse.


O filme é bastante charmoso com seus personagens carismáticos, cenários europeus, ritmo acelerado e jeitão de aventura clássica. Boa parte da diversão do filme consiste em ver como Lupin se safa das situações mais difíceis e absurdas, sempre zombando dos inimigos. Algo que não me agradou tanto no filme foi o humor meio forçado, mas eu sou chata nesse aspecto mesmo.

Apesar de derivar da série de TV, o filme se sustenta bem sozinho e me deixou com bastante vontade de assistir ao primeiro anime e conhecer melhor os personagens. Li que o Lupin do Miyazaki é mais bem-humorado e divertido que o original, o que me deixou curiosa para ver que outras mudanças o Miyazaki fez em seu filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário