terça-feira, 14 de julho de 2015

Boneco de neve

Título: Boneco de neve
Autor: Jo Nesbø
Editora: Record

Sinopse tirada da contracapa: A primeira neve do ano cai sobre Oslo num dia frio de novembro. Birte Becker chega do trabalho e elogia o marido e o filho pelo boneco de neve que fizeram no jardim. Isso os surpreende - não foi feito por nenhum deles. Ao olhar pela janela, o menino nota que a figura branca está voltada para a casa, com os olhos negros voltados para a janela. Para eles.

Quando o inspetor Harry Hole recebe uma carta do autointitulado "Boneco de Neve", não desconfia do tenebroso significado dessa alcunha. Somente após descobrir alarmantes traços em comum entre vários desaparecimentos na Noruega, o policial percebe que está envolvido numa trama muito maior, capaz de testar os limites de sua sanidade.

---

Minha ideia original para o Desafio Literário Skoob era ler Neve do Orhan Pamuk, mas a preguiça levou a melhor e preferi recorrer a livros de leitura mais rápida. Meu tio me emprestou Boneco de neve faz um tempo e essa me pareceu a oportunidade perfeita para ler.

Não leio romances policiais com tanta frequência, mas quase sempre que leio fico vidrada na leitura e termino o livro pensando que preciso ler mais do gênero. E acabo não lendo. Com Boneco de neve aconteceu a mesma coisa. A leitura foi envolvente e me deixou sempre na expectativa de descobrir mais sobre a trama. 

Esse é o sétimo livro protagonizado pelo inspetor Harry Hole, mas é independente das outras histórias, e não senti falta de informações anteriores sobre os personagens.

Gostei da escrita do autor, que tem um estilo bem visual. As descrições não me cansaram e ajudaram a criar o clima. Se eu tivesse que criticar algo no livro seria o excesso de reviravoltas, que não são lá muito críveis, e algumas burrices por parte dos investigadores (mas isso é algo realista, não é?), mas isso não me incomodou. Talvez para quem leia muita coisa do gênero o livro seja mais do mesmo, mas para mim foi uma leitura diferente e eu aprovei.

6 comentários:

  1. Que coincidência! Também foi o que li para o desafio e está com a postagem programada lá no blog já!
    Policial é um dos gêneros que mais leio e também gostei. Eu achei esse um pouco fácil de adivinhar as coisas, mas pode ser por causa da minha overdose de policiais!
    Pega os do Franck Thilliez (A Síndrome E ou Gataca). São incríveis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginei que outras pessoas escolheriam esse livro no DL, mas não esperava que fosse você!
      Já ouvi falar de Gataca, pela sinopse parece ser muito interessante.

      Excluir
    2. Agora fiquei curiosa! Porque vc não esperava que fosse eu? Hehehehe
      Policial é um dos meus gêneros favoritos quase desde sempre! <3
      Gataca está aqui na fila. Mas meu pai leu ambos que te indiquei e falou que Gataca supera A Síndrome E.

      Excluir
    3. Só achei coincidência mesmo, porque quase nunca escolhemos as mesmas coisas nos desafios :P

      Excluir
  2. Também gosto de policiais, mas são livros bem esquecíveis para mim, mesmo que eu goste bastante, então não faço questão de ler mais. Além disso, ai que preguiça de ler livros de mais de 300 páginas. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, também são esquecíveis para mim (mas atualmente quase tudo é).
      Deixe a preguiça de lado e vai ler! u__u

      Excluir