quarta-feira, 3 de junho de 2015

Randomicidades do mês - maio

Maio foi um mês cheio de trabalho e não consegui postar tanto no blog quanto nos meses anteriores. Apesar da diminuição de postagens, até que li muitos livros (a maioria curto ou de leitura rápida, mas isso é apenas um detalhe).

Livros lidos


As brasas - Sándor Márai
Fui com altas expectativas porque li resenhas muito positivas sobre esse livro. Comecei apreciando o estilo do autor, mas na metade final desanimei com o monólogo do protagonista. Achei maçante. Li depois que o próprio autor não gosta muito desse livro, um de seus primeiros, por o considerar romântico demais (ou algo assim). Concordo com ele.
Nota: 2,5

O último amigo - Tahar Ben Jelloun
Nota: 4

Nada dramática - Dayse Dantas
Nota: 4


Rani e o sino da divisão - Jim Anotsu
Gosto muito da capa desse livro e do blog do autor, mas pela sinopse já dava para ver que o livro não é bem a minha praia. No geral acabei até que gostando dele, mas não me empolgou muito. O que gostei: personagens e a interação entre eles, a localização em uma cidadezinha brasileira bem típica, algumas referências. O que não gostei: o enredo principal (não consegui me interessar muito por ele, sorry), o excesso de acontecimentos, o humor (às vezes eu gostei, mas às vezes não), o excesso de referências. Talvez fãs de fantasia e de heavy metal gostem mais do livro do que eu.
P.S.: Não gostei do excesso de referências porque a maioria não "dialogava" comigo, mas aí vinha um Cowboy Bebop ali e um trecho de música do Andrew Bird na abertura do capítulo e eu ficava toda feliz, haha. Então se a Rani fosse indie/alternativa e mais otaku, provavelmente eu aceitaria melhor as referências.
Nota: 3


Passarinho - Crystal Chan
Livro tristinho sobre uma família lidando com a morte de um filho, narrado por uma criança/adolescente sensível, com uma família multicultural, claro que eu ia gostar!
Nota: 4


A vida do Livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin
Adoro livros sobre livros, apesar de às vezes me irritar com a glorificação excessiva à literatura, então esse livro estava na minha listinha desde que fiquei sabendo dele. Ele é muito delícia de se ler. Se eu tivesse algo a criticar seria o excesso de sentimentalismo e os cortes temporais meio bruscos, mas tirando isso, eu aprovei.
Nota: 3,75


Por você - Laurelin Paige
Minha primeira incursão pelos romances eróticos, uhul! Achei melhor do que esperava, apesar de não entender o que as pessoas veem no arquétipo do homem rico e dominador que parece onipresente nesse tipo de romance. Achei o Hudson muuuito chato. Por outro lado, gostei da protagonista. A história em si é bem previsível, mas a leitura flui bem.
Nota: 3 

Vida querida - Alice Munro
Comecei a ler esse livro faz séculos e pretendia intercalar os contos com minhas outras leituras, mas acabei deixando-o de lado por uns meses. Meu primeiro livro da Alice Munro foi A Progress of Love, que achei um tanto repetitivo nos temas e personagens. Achei os contos de Vida querida mais variados e, embora nenhum tenha se destacado, considero quase todos excelentes. Recomendo!
Nota: 4,25


Cães heróis - Mario Bellatin
Livro curtíssimo com projeto gráfico diferentão. Quis ler porque o protagonista cria pastores belgas, mas tinha um certo receio porque parecia um livro alegórico e eu não gosto muito desse tipo de coisa. Acabei gostando bastante, só não sei se entendi o sentido dele, haha.
Nota: 3,5

HQs/Mangás


Turma da Mônica: Laços - Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Todo mundo fala super bem dessa coleção, então resolvi comprar um para avaliar com meus próprios olhos. O traço dos autores é muito bonitinho e o livro aposta forte na nostalgia dos fãs, com referências a histórias antigas da turminha e mostrando eles bebezinhos, quando começaram a ser amigos. A história principal em si não é tão interessante e foi o que me decepcionou no livro.
Nota: 3,75


A pessoa amada - CLAMP
Contém várias histórias breves sobre diferentes questões do amor. As histórias são curtinhas mesmo, com cerca de sete páginas, e cada uma é protagonizada por uma mulher diferente. Depois de cada uma há um pequeno texto da autora com reflexões sobre o tema e contando sobre como surgiu a história, o que eu achei muito interessante. Adoro esse tipo de "vislumbre dos bastidores". Por serem curtas, as histórias acabam ficando meio genéricas e perdem o impacto que teriam se as personagens tivessem mais espaço para se desenvolver. Outra crítica que tenho a fazer é que o mangá apresenta uma visão meio generalizante das mulheres (e não tem nenhum casal lésbico. CLAMP, eu esperava mais de vocês! u_u). O traço é fofíssimo, com a presença de alguns bichinhos fofinhos só para afofurar ainda mais. E eu adoro o jeito como o CLAMP desenha roupa; mesmo quando as peças são básicas, elas ficam tão bonitinhas!
Nota: 3,5

Animes


Comecei a assistir em maio: Shoujo Kakumei Utena e BAR Kirawase Yasai

Utena é um clássico e estou super empolgada por finalmente ter começado a assistir. Ainda não cheguei nos arcos que imagino serem mais tensos, mas estou me divertindo bastante com os mistérios que já foram apresentados, as situações bizarras, os personagens enigmáticos e tudo mais! Infelizmente, por causa do trabalho, não vou conseguir assistir no ritmo vertiginoso que eu queria. :(


BAR Kirawase Yasai é um anime curtíssimo (cerca de 1:30 min) sobre um bar onde os legumes mais rejeitados se encontram para afogar as mágoas (!). A premissa é fantástica, e essa é uma das coisas que eu mais amo na indústria de animes e mangás: tem muita coisa bizarra! O problema é que pelo menos nos primeiros episódios o anime não foi engraçado como eu esperava. Decepção.

Continuo assistindo: 
- Bishoujo Senshi Sailor Moon: Crystal (assistindo em ritmo lentíssimo, porque estou vendo com a minha irmã e é difícil nós duas estarmos dispostas ao mesmo tempo)
- Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken 2 Sure-me 
- Digimon Adventure 02 (dei uma pausa por causa de Utena)
- Nihon Animator Mihonichi

Série

Terminei a primeira temporada de Mozart in the Jungle. Gostei bastante, embora não esteja muito certa se gostei dos rumos que certas coisas tomaram no último episódio. Estou ansiosa pela segunda temporada.

Filmes


Só dois filmes nesse mês: o polonês vencedor do Oscar de filme estrangeiro Ida (achei ok) e a animação irlandesa Song of the Sea.

Vamos falar um pouquinho de Song of the Sea: eu tinha altas expectativas em relação a esse filme porque o outro do diretor, The secret of Kells (ou Uma viagem ao reino das fábulas) tem um visual incrível. Além disso, a trilha sonora é do Bruno Coulais, meu compositor de filmes preferido. O filme não decepcionou nesses quesitos, ele é muito caprichado e com certeza vai satisfazer o pessoal que gosta de animações bonitas. O enredo em si eu não achei tão envolvente. Talvez quem goste de mitologia celta ache mais interessante.

Livros comprados

Se no mês passado fui super moderada, em maio eu e minha irmã fomos excessivamente consumistas e compramos treze livros e ganhamos mais três.


Cicatrizes e Laços são quadrinhos que eu queria ler faz algum tempo e estavam com desconto no Submarino.
A escola do bem e do mal e A menina que tinha dons foram ganhados em sorteios no blog Psychobooks (que agora acabou, chuif).


Esses YAs e MGs em inglês foram todos comprados no Sebo do Messias, que tem um bom acervo de livros do tipo. Estou com muita vontade de ler o Princess Academy, da mesma autora de Ever After High e The Book of a Thousand Days, e o Dash & Lily's Book of Dares, dos mesmo autores de Nick & Norah.


Em maio foi o aniversário do meu pai e o meu. Aproveitei a compra de um livro para ele e comprei O filho dos mil homens, que sempre está em promoção no Submarino. Aí minha irmã resolveu aproveitar também e comprou o Funny Girl para mim e o Clube da luta, que sempre está baratinho na internet também.


Esses quatro foram comprados em uma promoção na Fnac. Faz tempo que quero ler Menino de ouro e Diga aos lobos que estou em casa.


E, para terminar, ganhei esse livro de colorir da minha tia. Um monte de gente critica esse tipo de livro, mas eu adoro colorir, então estou feliz com essa moda. O livro tem umas ilustrações muito bonitas, algumas mais intrincadas, outras mais simples. Vou aproveitar o feriado para começar a colorir. :)

11 comentários:

  1. Oi, Lígia! ^_^
    Do Sándor Márai me indicaram "A Mulher Certa", mas essa pessoa também gostou muito de Brasas, então agora não sei mais o que pensar...
    Eu gostei muito de Mozart in the Jungle e fiquei muito feliz com a notícia da renovação. Eu particularmente gostei dos rumos que a série tomou no último episódio. Era algo que eu já estava esperando. Mas estou com medo de virar chove e não molha, sabe?
    Quero muito ler Vida Querida. Dela li O Amor de uma Boa Mulher e fiquei apaixonada pela Alice.
    Também quero ler A Vida do Livreiro.
    Ando acompanhando Sailor Moon Crystal, mas bem lentamente. E ainda estou no quarto volume do mangá =P
    Eu amei Song of the Sea. Achei lindíssimo. Mas não vi The Secret of the Kells.
    E comprei Funny Girl também. Adoro Nick Hornby, então estou bem animada para ler esse livro.
    Beijo! ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li muitas resenhas elogiosas ao "As brasas", eu é que sou a exceção que não gostou. Ainda pretendo ler outras obras do Márai, mas vou buscar alguma menos "monologuenta". Ando sem muito saco para livro arrastado.
      Só espero que a próxima temporada de "Mozart" tenha bastante música. Não me importo tanto com o rumo dos personagens desde que eles fiquem tocando o tempo todo. :P
      Os contos da Alice Munro são muito bons, também quero ler mais livros dela!
      Kells tem o mesmo estilo visual/musical de Song of the Sea, mas eu acho o enredo meio chatinho.
      Também estou animada para ler Funny Girl.

      Excluir
  2. Mês movimentado! Adoro! :D
    Eu acho que iria gostar de Rani e o sino da divisão, pq sou do heavy metal e fantasia é dos meus gêneros favoritos. Pelo seu comentário, foi feito pra mim! hahaha
    Fiquei feliz que vc tenha gostado de Passarinho! <3
    E estou LOUCA para comprar Laços!
    Fiquei curiosa com A Vida do Livreiro e lembrei de um que li em maio também, A Livraria 24h do Mr Penumbra. Já já sai resenha.
    Quero ver Song of the Sea mas estou super fraca com filmes ultimamente. Vou anotar aqui e tentar não enrolar muito! :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você gostaria de Rani, sim! Achei bem a sua cara :)
      Também estou fraca com filmes, em geral só faço um esforço para ver se for animação :P

      Excluir
    2. Achei Rani com um preço legal na amazon. Vou ver se coloco na próxima compra. Tou bem curiosa! hehehehe

      Excluir
  3. Adquiri “Turma da Mônica: Laços” só por causa dos desenhos. A arte dos irmãos Cafaggi é tão fofa! E acabei achando a narrativa simpática! Acho bacana esse mangá do grupo CLAMP ^^ Assisti “Shoujo Kakumei Utena” há tanto tempo que nem lembro direito, mas sei que achava uma doideira e adorava >_< Também estou assistindo “Sailor Moon Crystal” a passos lentos, pois estou revendo a série clássica. Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a arte de "Laços" é muito linda!
      "Utena" é muito bom, acho que você devia rever! Eu estou meio surtada porque tive que parar de assistir por falta de tempo. Quando tiver tempo novamente, acho que vou fazer uma maratona :)

      Excluir
  4. Ligia,
    Seu mês rendeu bastante !
    Estou com muita vontade de assistir songs of sea, mas eu preciso de duas vidas para ler e assistir tudo o que eu quero ...rsrs....
    Eu tb entrei nessa de livro para colorir, mas no ritmo que eu pinto vai levar uns vinte anos para ficar pronto...rsrs...., mas estou achando bastante divertido.
    Bjus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só duas vidas? Acho que eu preciso de umas dez :P
      Por enquanto eu nem consegui terminar de colorir uma página, demora demais :P

      Excluir
  5. Desses que você leu, só li A Vida do Livreiro... e Laços. Gostei de ambos. Vida Querida vou ler para o próximo clube de leitura.
    E que bom que vc gostou de Mozart in the Jungle. Também estou bem curiosa para ver como continua a história.
    Song of the Sea está aqui na fila de filmes.
    Nem me fale em compras, que também extrapolei em maio.
    Cicatrizes eu consegui numa troca e tenho expectativas. A Menina que Tinha Dons também me parece bacana. E preciso ler Clube da Luta! O coitado do livro está criando raízes aqui na estante...hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por causa da sua resenha que fiquei com vontade de ler "A vida do livreiro..." :)

      Excluir