segunda-feira, 22 de junho de 2015

Desafio volta ao mundo: Bordados e Asco

Ando muito ocupada com o trabalho e está difícil postar aqui, então vou escrever resenhas breves sobre minhas últimas leituras válidas para o Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros.


Bordados
Autora: Marjane Satrapi
Editora: Quadrinhos na Cia
País: Irã

Fiquei meio na dúvida se quadrinhos iam contar para o meu desafio, mas acho que vale, né? Também fiquei na dúvida se a Marjane contava como iraniana, já que ela foi para a Europa quando era adolescente e tem nacionalidade francesa, mas minhas regras são maleáveis e a maior parte da formação dela foi no Irã, então é isso o que conta.

Sou fã da Marjane Satrapi e minha vontade é ler tudo o que ela escreveu e vai escrever. Nesse livro, vemos as mulheres da família da autora se reunindo para conversar e tomar chá após o almoço. O assunto é sexo, romance, casamento arranjado etc. De maneira muito divertida, as mulheres fofocam e contam suas experiências e as experiências de conhecidas. O livro é despojado e engraçado, mas também traz questões para reflexão.

Asco - Thomas Bernhard em San Salvador
Autor: Horacio Castellanos Moya
Editora: Rocco
País: El Salvador

Peguei esse livro sem saber do que ele se tratava. O que me atraiu foi o título, "Asco", e o fato de o autor ser salvadorenho. Depois descobri que o livro é uma imitação de Thomas Bernhard, autor que nunca li, conhecido por suas críticas a Áustria. Não conhecer Thomas Bernhard não prejudica a leitura de Asco, mas imagino que conhecê-lo tornaria a experiência mais divertida.

O livro consiste em uma conversa (na verdade, um monólogo verborrágico) entre dois amigos de infância que se reencontram após anos. Um deles mora no Canadá e só volta a pôr os pés no país que ele abomina porque a mãe morreu. Ele aproveita a presença do amigo para despejar toda a sua indignação a respeito de El Salvador, país que ele considera insuportável, com um povo idiota.

O tom das críticas do personagem é bem exagerado, o que tornou a leitura cansativa depois de um tempo, pois o texto é bastante repetitivo. Já as críticas em si, bem, posso dizer que na maioria das vezes me peguei pensando em como elas também podem se aplicar ao Brasil.

6 comentários:

  1. Ainda não li Persépolis, acredita? Eu gostei muito do filme, mas sempre adiei a leitura por não querer gastar o dinheiro com o HQ. Muita gente comenta que achou esse Bordados bem inferior. O que você acha?
    Beijo! ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também hesito muito para comprar HQs caras, mas atualmente estou pegando todas na biblioteca.
      Não achei Bordados inferior, porque a proposta é bem diferente. Bordados é super curtinho, despretensioso e não se aprofunda muito nas questões abordadas. Desde que você leia com isso em mente, acho que dá para aproveitar bem a leitura.

      Excluir
  2. Adorei a narrativa da Marjane em Persépolis e também fiquei com vontade de ler outras coisas dela. Não sabia dessa relação de "Asco" com o outro livro e quero ler justamente por causa dessas semelhanças (quase sempre incômodas) de outros países latinos com o Brasil.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia "Frango com ameixas", é muito bom (e por enquanto é o meu preferido dela).
      Sempre penso no Brasil quando leio livros de países subdesenvolvidos com um teor mais crítico. :P

      Excluir
  3. Estou lendo Persepólis e é bem legal mesmo. Acho que conta totalmente como iraniana, afinal ela retrata a vida no Irã. Pelo menos em Persépolis, mas parece que em Bordados também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, não sabia que você estava lendo. ^^ Acabei considerando-a iraniana mesmo, mas sempre bate uma dúvida nesses casos.

      Excluir