segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Breath of Lucifer

Título: A Breath of Lucifer
Autor: R. K. Narayan
Editora: Penguin

Comprei alguns desses livros curtinhos da coleção Penguin Modern Classics porque gosto desse formato pequenino e barato e gosto de conhecer novos autores por meio de seus contos. Depois de uma experiência ótima com o da Shirley Jackson e uma okay com o da Carson McCullers, chegou a vez do Narayan.

Os oito contos reunidos nesse livro são bem variados, com pessoas de diferentes idades, classes e profissões em suas vidas aparentemente comuns. São contos sutis, que têm muito mais por trás do que parecem ter à primeira vista. O livro apresenta personagens como o homem que operou o olho e depende de seu fiel enfermeiro para enxergar, o eremita que julga a vizinha da frente por seu modo de vida, o vigia que tenta impedir uma jovem de se suicidar, o homem que deseja evitar o conflito entre as comunidades mas se vê preso no meio das forças opostas, o homem que decide passar um dia sem mentir, o tio que escreve cartas para o sobrinho, o aniversariante quarentão que vai tirar o dia de folga para comemorar a data e o dono de uma loja de arroz que esconde seu produto para não pagar as taxas.

Gostei bastante de "The Watchman", sobre o vigia, cujo final me partiu o coração um pouquinho, e de "Another Community", que é um conto bem irônico.

Esse livro foi meu escolhido para o Desafio Literário do Tigre como um "livro que cabe no bolso".

6 comentários:

  1. Oi, Lígia! Cheguei aqui por causa da Lulu, do Lulunettes, e estou adorando o blog. Também gosto muito dessas edições de bolso de Penguin. Nunca tinha ouvido falar desse escritor... Ou seria escritora?
    Beijo!
    Eduarda, do Maquiada na Livraria
    maquiadanalivraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduarda! Bem-vinda ao blog :). O Narayan é homem e eu também nunca tinha ouvido falar dele antes de comprar o livro.

      Excluir
  2. Tenho vergonha de admitir, mas tenho um pouco de preguiça de livros de contos! :-O
    Mas gostei desse da sua resenha. Só não sei se conseguiria sair da inércia e ler.
    Menina, fiquei super preocupada com a Tati, por não ter feito o post do desafio mês passado, tomara que quando acabar esse período difícil que ela está passando, volte para nós! u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro contos, mas também tenho preguiça de ler. Acho que eles exigem uma maior atenção ao ler, porque se você perde algo na leitura, pode acabar perdendo todo o sentido do conto.
      Também fiquei preocupada, espero que ela melhore logo.

      Excluir
  3. Adoro livros de bolso! Baratinhos então... combinação perfeita.
    Também não conhecia esse escritor, mas me interessei pelos contos. Vou ficar de olho em promoções :)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também adoro :)
      Acho que mesmo sem ser em promoção os livros dessa coleção são super baratos ;)

      Excluir