sexta-feira, 10 de abril de 2015

Love That Dog

Título: Love That Dog
Autora: Sharon Creech
Editora: HarperCollins

A Sharon Creech me conquistou completamente com o livro Andar duas luas, que se tornou um dos meus preferidos, desses que sempre mantenho na minha lista de recomendações, mas até agora eu não havia lido mais nada dela. Talvez por medo de me decepcionar? Ou então porque não há mais livros dela publicados no Brasil? Não sei, só sei que vi o Love that dog disponível em um sebo e a capa com o cachorrinho torto me conquistou.

O livro reúne poemas de um menino, escritos a pedido de sua professora. Nesses poemas o menino comenta sobre o que eles leram nas aulas e reflete sobre o ato de fazer e de ler poesia. Ele começa mais relutante, por achar que escrever poesia é coisa de menina e que é só separar as palavras em verso, mas aos poucos vai ganhando confiança, se orgulhando do que escreve e se apaixonando por poemas dos outros.

Os poemas do menino se ligam não apenas por meio das aulas de literatura na escola, mas também pelo cachorro do título, que demora para aparecer, mas está por trás de quase tudo que o menino escreve.

O que mais gostei no livro foram os comentários do menino sobre os poemas que ele leu em classe, que incluem clássicos, como William Blake e Robert Frost, e autores contemporâneos. Ele comenta o que gostou, o que não gostou e às vezes diz que não viu sentido em nada daquilo (me identifiquei!). Algumas vezes ele recria os poemas e, no início, suas criações parecem meio aleatórias, mas aos poucos as coisas vão fazendo sentido.

Aqui dois exemplos dos poemas do menino:

Quando os poemas dele são expostos para a classe

Sua recriação de "The Apple" (S. C. Rigg)

Esse é um bom livro para quem gosta de poesia e também para quem não gosta. A autora tem um segundo livro nesse estilo Hate that cat, que me deixou bem curiosa.

Decidi ler esse livro para o tema "poesia" do Desafio Literário do Tigre, mas fiquei em dúvida se valeria mesmo porque na capa está escrito "a novel" (romance). Como é um romance escrito por meio de poemas, acho que vale como poesia, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário