quinta-feira, 5 de março de 2015

A lista negra

Título: A lista negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg

Ganhei esse livro nas cortesias do Skoob e fiquei muito feliz ao saber que tinha ganhado, porque esse era um livro que eu realmente queria ler (sou dessas que participa de quase todas as cortesias do Skoob, portanto as chances de ganhar um livro pelo qual não tenho tanto interesse são bem maiores). É claro que, mesmo querendo muito ler, ainda deixei o livro juntando pó na estante por mais de um ano. Março se mostrou o mês ideal para eu desencalhá-lo, pois decidi que este será o meu mês de ler mulheres.

A lista negra me chamou atenção a princípio por tratar de um tema que me interessa bastante na ficção: chacinas escolares. O livro é narrado do ponto de vista de Valerie, namorada do garoto que cometeu o crime. Ela e o namorado Nick, vítimas de bullying, criaram uma lista negra com os nomes das pessoas que eles odiavam na escola. O que Valerie não imaginava é que Nick levaria a lista a sério e colocaria em prática o que ela via apenas como uma brincadeira, atirando nos colegas cujos nomes estavam na lista.

Após o incidente, Valerie precisa retornar à escola para terminar seu último ano. Seus antigos amigos já não querem mais saber dela, os colegas a veem com um misto de ressentimento e suspeita e até mesmo seus pais deixaram de confiar nela. É nesse ambiente turbulento que ela tenta se ajustar e finalmente seguir em frente com sua vida.

O livro mistura a narração do presente, com Valerie voltando à escola, do passado, com o incidente e os dias seguintes, e notícias de jornal com breves relatos sobre as vítimas. Admito que achei que os trechos sobre o incidente em si não foram tão interessantes quanto eu esperava e que a recuperação física e mental de Valerie logo após o crime me pareceu meio maçante. Já o desenvolvimento posterior, com Valerie e os colegas lidando com o trauma na escola, foi bem interessante e me fez ficar grudada na leitura.

Gosto de como a personalidade da maioria dos personagens é desenvolvida. Valerie está longe de ser uma personagem de quem eu gosto, mas é difícil não ficar do lado dela em alguns momentos (principalmente quando ela tem que lidar com pai. Que cara babaca ele é). Também acho que a autora fez um bom trabalho ao mostrar o relacionamento de Valerie e Nick e como a garota via o seu namorado, relembrando bons momentos que eles passaram juntos e reinterpretando coisas que Nick disse anteriormente.

Apesar eu ter achado a leitura mais esquecível do que gostaria, o livro é bom e bem gostoso de ler. Ele trata com delicadeza de um tema complicado, sem demonizar nenhum dos lados envolvidos, e traz reflexões importantes. Para os mais sensíveis, dá para se emocionar bastante, mas a verdade é que eu esperava algo mais impactante, considerando o tema abordado.

------

Livro lido para o Desafio Literário Skoob (escritoras) e para o Desafio Literário do Tigre (da sua fila de leitura).

------

Essa resenha inaugurou o meu mês de ler mulheres! Decidi ler apenas autoras em março e tentar resenhar todas as leituras. Fiz uma breve seleção na minha estante e decidi ler os seguintes livros:


Não sei se vou conseguir ler todos eles, mais os que eu pegar na biblioteca, mas vou tentar!

6 comentários:

  1. Oi Ligia,
    Gostei da sua lista de leituras...Alice Munro - estou bem curiosa por conhecer e não sei exatamente esse livro, mas nunca vi ninguém falando mal dos livros dela. O grande irmão a Fran do canal Livros&Café fez uma resenha tão elogiosa que fiquei muito interessada.
    Espero que sejam tão bons quanto as expectativas,
    Bjus,

    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário :). Os contos que li da Alice Munro são muito bons, embora, admito, nenhum me arrebatou. Espero que "Vida querida" seja melhor que o outro livro que li da autora. Estou com altas expectativas para ler "Grande irmão" porque amei "Precisamos falar sobre o Kevin".

      Excluir
  2. Estou doida para ler esse livro também. Cheguei a abrir para ler, mas já estava lendo outros ao mesmo tempo e decidi esperar mais um pouco! Vou ver se leio mês que vem! Fiquei animada depois da sua resenha. Estava ficando desanimada com a leitura já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, quero saber qual será a sua opinião sobre ele. :)

      Excluir
    2. Curti o livro Lígia! Concordo com você em quase tudo! Realmente quando eles voltam ao momento do incidente, podia ser mais impactante, mas eu gostei. E que idiota de marca maior é o pai dela! Me deu vontade socar ele!
      Acho que você não gostou muito da parte de recuperação dela né, q vc falou? Eu adorei as partes com o psiquiatra. Que homem querido! <3

      Excluir
    3. Que bom que gostou! O pai realmente é chato a ponto de ficar forçado.
      Eu gostei do psiquiatra em si, só não gostei tanto de ter que ler sobre as sessões deles :P

      Excluir