sábado, 3 de janeiro de 2015

Randomicidades do mês - dezembro

Dezembro não foi um mês dos mais produtivos, mas gostei da maioria do que li/vi.

Livros lidos

Li apenas cinco livros no mês. A "culpa" é do Livro de Dave, que me ocupou por duas semanas inteiras. Aproveitei as férias da biblioteca para desencalhar livros da estante e foi bom finalmente ler os livros que me aguardavam há tanto tempo.

O livro de Dave - Will Self
Nota: 4,25

A lua de mel - Sophie Kinsella
Nota: 3,25

Queijo - Willem Ellschot
Resenha em breve.
Nota: 3,75


Morte súbita - J.K. Rowling
Tinha receio desse livro porque o pessoal de um grupo do qual participo não gostou e desistiu da leitura. Como são leitores mais experientes, imaginei que o livro devia ser muito chato e/ou ruim. Eu já sabia da trama básica, que não me atraía tanto, e que havia uma multidão de personagens, então estava preparada para não gostar muito, mas acabei me surpreendendo positivamente.

O romance realmente não tem a cara da Rowling de Harry Potter e a única semelhança que vi entre os dois livros é que um dos personagens me lembra o Slughorn, haha. Ele gira em torno do pequeno vilarejo de Pagford e de como ele é afetado pela morte de Barry Fairbrother, membro do conselho. O espaço deixado por Barry intensifica a disputa política entre os moradores do vilarejo, além de afetá-los em suas vidas pessoais. Rowling alterna o foco entre cada um dos personagens e, como eles são muitos, o início é bem confuso, mas aos poucos você começa a conhecê-los e a se apegar (ou a odiar). O livro tem seus defeitos de ritmo, exagero no drama e personagens estereotipados, mas eu gostei bastante.
Nota: 4


A sociedade literária e a torta de casca de batata - Mary Ann Shaffer e Annie Barrows
Livro que minha tia emprestou e que li sem saber nada sobre ele. Sinopse básica: uma escritora começa a trocar cartas com os membros de uma sociedade literária de Guernsey, ilha britânica que foi ocupada pelos alemães na Segunda Guerra. As cartas a fascinam e a inspiram a escrever sobre o tema em seu próximo livro. E é isso. As cartas são gostosas de ler e os habitantes da ilha são muito peculiares e divertidos, mas ainda não gosto muito de romances epistolares, e, nesse caso, isso piora devido ao grande número de personagens escrevendo. Mas é uma leitura leve e descompromissada.
Nota: 3

Filmes

Só duas animações dessa vez.


Por acasos da vida, acabei vendo três filmes do Mamoru Hosoda nesses últimos meses: A garota que conquistou o tempo, Crianças lobo e, agora, Summer Wars. Todos são agradáveis de se assistir e têm muitos méritos, mas achei Summer Wars o mais fraquinho deles. O filme é sobre um garoto que viaja com uma colega para a casa da família dela para o aniversário de 90 anos da matriarca. Lá, fica conhecendo a família enorme e antiga dela. No meio da noite, ele recebe pelo celular um código matemático e o decifra, porém no dia seguinte descobre que esse código foi usado para hackear o sistema da rede social Oz, uma espécie de Facebook ainda mais onipresente e importante. Os problemas virtuais começam a interferir seriamente na vida real e o garoto, junto com os familiares de sua colega, precisa salvar o mundo.

O enredo do filme não me pareceu dos mais verossímeis e bem construídos, mas se você não pensar demais nele, tudo bem. Gostei mais das partes tranquilas do convívio em família do que da ação propriamente dita, que é videogame demais para o meu gosto e parece algo saído de Digimon (o que de fato faz sentido, já que o diretor é o mesmo do filme do Digimon e os dois são muito similares). Aliás, eu assistiria um filme inteiro só com as partes familiares de muito bom grado!

Nota: 3,75


O outro filme foi Nausicaä do Vale do Vento, do Hayao Miyazaki, que era um dos poucos do diretor que eu ainda não tinha visto (agora só falta Lupin!). Fiquei muito animada com a mostra que teve no cinema Belas Artes, mas no final acabei vendo só Nausicaä mesmo. Eu não esperava muito do filme, em parte porque não gosto muito de filmes futuristas e também porque eu sabia que o filme tem forte mensagem ecológica, que é algo que já me incomoda um pouco em Princesa Mononoke e que eu imaginava que aqui seria ainda mais óbvio.

Demorei bastante para me envolver com a história, mas acabei gostando mais do que esperava. Sim, tem todo esse papo de convivência homem x natureza e sim, tem muitos aviões e batalhas aéreas, mas o filme tem o seu charme e é bem divertido. Apesar de antiguinho, achei a animação bem feita.

Nota: 3,75

Animes


Dezembro foi um mês de términos. Terminei a primeira temporada de Those Who Hunt Elves (resenho quando assistir à segunda), terminei o anime curtinho Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken, sobre um otaku casado com uma mulher "normal" (resenho quando der vontade) e, para minha tristeza, terminei Mushishi Zoku Shou. Apesar de eu ter achado a primeira parte da temporada no geral mais fraca do que a primeira temporada, essa segunda parte veio com uns episódios arrebatadores e se igualou em qualidade com a primeira temporada. Vou sentir falta desse anime magnífico, mas ainda tem o filme pela frente e, em caso de crise de abstinência, sempre posso rever tudo de novo, né? (não me sinto capaz de resenhar Mushishi, então só escreverei sobre ele se um dia eu rever tudo).

Iniciei três animes para assistir sem pretensãoMedamayaki no Kimi Itsu Tsubusu?, um desenho bizarro sobre um cara que surta ao ver gente comendo de maneira diferente da dele (no estilo: como pode deixar a gema do ovo frito para depois??? Tem que deixá-la escorrer sobre a clara, porque ela é a melhor parte e, assim, transforma tudo em melhor parte!!!), Orenchi no Furo Jijou, anime curtinho sobre um cara que tem um tritão vivendo em sua banheira, e Sailor Moon Crystal, remake de Sailor Moon mais fiel ao mangá.


Compras

Fuja, coelhinho, fuja; Sukiyaki de domingo; O misterioso lar Cavendish;
O buda no sótão, Nada dramática; Grimble
Essas foram as compras na Festa do Livro da USP. O do coelhinho e o Nada Dramática são da minha irmã. Não sei muito sobre nenhum dos livros que comprei além do Grimble, que faz parte da coletânea Foras da lei, da qual gostei muito, e admito que comprei o livro em parte porque as ilustrações são do Quentin Blake. Os outros livros foram escolhidos baseando-me em umas poucas resenhas, então espero gostar deles.

Livros: Naufrágios, O xará, O grande irmão, O carrinho branco
Esmaltes: Proteção (Hits), Pôr do sol (L'apogee), Dance mais (Impala)
O carrinho branco veio da Black Friday e os outros três de uma compra aleatória. Vi que o Grande irmão estava baratinho e resolvi comprar, aí vi que os da Jhumpa Lahiri estavam com preços atraentes (comprei meio pela capa, admito) e aí resolvi ver todos os livros baratos e deparei com esse Naufrágios, cuja sinopse me atraiu demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário