quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva de leitura - 2014

O ano está chegando ao fim, então é hora daquele post bacana com as melhores leituras etc. Já fiz um post com os livros dos desafios e projetos literários dos quais que participei e agora faço este com as perguntas que vi no blog The Perpetual Page-Turner, englobando todas as minhas leituras.

Algumas observações:
- Esse blog de onde tirei as perguntas organiza essa retrospectiva todo ano e convida todos a participarem também. Se você passar lá no post dá para ver as retrospectivas de outras pessoas. ;)
- O blog é mais voltado para YA, então algumas perguntas não se aplicam a mim, principalmente as sobre lançamentos e livros de 2015.
- Como o blog de onde tirei as perguntas é em inglês, vou traduzir mais ou menos. Se notarem erros, me avisem!

Estatísticas de leitura

Número de livros lidos: 83
Número de releituras: 5
Gênero mais lido: não sei classificar os livros que leio em gêneros.

Os melhores livros

1. Melhor livro lido em 2014? (se quiser, pode separar por gênero)
Escolhi três: Daytripper (Fábio Moon e Gabriel Bá), A redoma de vidro (Sylvia Plath) e Luna Clara e Apolo Onze (Adriana Falcão).

2. Livro que você estava empolgada para ler e achou que amaria mas não amou tanto assim?
Ratos - Gordon Reece
Gostei bastante da leitura, mas esperava algo mais surpreendente.

3. Livro mais surpreendente (no bom ou mau sentido) que leu?
We were liars - E. Lockhart
É surpreendente se você não é desses que fica procurando pistas para descobrir o final, porque se for, pode ser um tanto decepcionante.

4. Livro que mais recomendou para os outros (e eles leram)?
Não conheço muita gente, então em geral só recomendo livros para a minha irmã ou meu pai. Meu pai leu um dos livros que recomendei, então vai esse: AvóDezanove e o segredo do soviético do Ondjaki.

5. Melhor série que começou a ler em 2014? Melhor continuação? Melhor último livro?
Li pouquíssimas séries, então vai, respectivamente: Gen - vol 1, Keiji Nakazawa; Gathering Blue, Lois Lowry; e Convergente, Veronica Roth.

6. Novo autor favorito descoberto em 2014?
Will Self. Li O livro de Dave e gostei muito do estilo do autor. Lendo as sinopses de seus outros livros, fiquei com vontade de ler tudo.

7. Melhor livro de um gênero que você normalmente não lê/está fora de sua zona de conforto?
Minha zona de conforto é razoavelmente ampla, mas se tem algo que raramente leio é não-ficção. Se for algo com temática religiosa, pior ainda. E esse ano li Por essa cruz te matarei, do Bruce Olson, que é algo que eu nunca leria se não tivesse ganhado de presente e se não tratasse de índios. Não é tão chato quanto eu esperava, mas também não é uma leitura que eu recomendaria para qualquer um.

8. Melhor livro cheio de ação/empolgante/impossível de largar do ano?
Garota exemplar - Gillian Flynn
Não li muitos livros que me fizeram ficar vidrada na leitura esse ano.

9. Livro lido em 2014 que provavelmente será relido em 2015?
Não releio livros com tanta frequência atualmente, então provavelmente não relerei nenhum.

10. Capa preferida de um livro lido em 2014?
The Book of Lost Things - John Conolly
Adoro capas coloridas com silhuetas.

11. Personagem mais memorável de 2014?
Nina, da Crônica da casa assassinada (Lúcio Cardoso)

12. Livro mais bem escrito?
Talvez Ciranda de Pedra (Lygia Fagundes Telles). A escrita da Lygia é estranhamente envolvente e fascinante.

13. Livro que mais te fez pensar/mudou sua vida?
Que me fez pensar: O castelo nos Pirineus (Jostein Gaarder), porque eu não gostei e isso me fez pensar nas coisas que me agradam e desagradam nos livros do autor e em livros em geral. (Tá, eu sei que a pergunta não se refere bem a isso, mas não li nenhum livro que me deixou dias e dias refletindo sobre ele.)

14. Livro que você não consegue acreditar que esperou até 2014 para finalmente ler?
Luna Clara e Apolo Onze (Adriana Falcão) e Um barril de risadas, um vale de lágrimas (Jules Feiffer). Os dois são infanto-juvenis e, apesar de eu achar que alguns aspectos deles foram mais apreciados por mim hoje, acho que eu também gostaria muito deles quando era criança.

15. Frase preferida de um livro?
Não gosto de frases.

16. Livro mais curto e o mais longo de 2014
O mais curto foi um infantil, Um grande sonho, Felipe Ulgade (20 páginas). O mais comprido foi Vida e opiniões do cavaleiro Tristram Shandy, Laurence Sterne (640 páginas), que foi meu primeiro livro terminado do ano.

17. Livro que mais te chocou
Talvez Crônica da casa assassinada.

18. OTP do ano
A menina e o menino de Após o anoitecer (Haruki Murakami). Torci para eles ficarem juntos e para que algo minimamente interessante acontecesse no livro, mas não deu, haha.

19. Relacionamento não-romântico favorito do ano
O relacionamento entre o avô, o neto e a pata Fup, de Fup, Jim Dodge.

20. Livro favorito de um autor que você já tinha lido antes
Raul Taburin, Sempé
Diário da guerra do porco, Adolfo Bioy Casares
Ciranda de pedra, Lygia Fagundes Telles

21. Melhor livro que você leu baseando-se APENAS em uma recomendação de alguém ou pressão de amigos
Acho difícil pensa em um escolhido APENAS por recomendação, porque participo de vários desafios e projetos e isso influencia muito nas minhas escolhas, mas li vários a partir de recomendação de blogs, como O fuzil de caça (Yasushi Inoue).

22. Nova "paixonite" ("crush", no original; não sei como traduzir isso, haha) de um livro lido em 2014?
Nenhuma. Passando os olhos pela minha lista de leitura, descobri que a maior parte do personagens masculinos dos livros que li é idiota ou asquerosa, haha.

23. Melhor estreia literária?
Escolhi Ciranda de pedra da Lygia Fagundes Telles, que foi o primeiro romance dela. Preguiça de pesquisar que livros são estreias e quais não são.

24. Melhor construção de mundo/cenário mais vívido que leu este ano?
O livro de Dave (Will Self). Eu me perdi um pouco nas cenas futuristas, mas imagino que para quem conhece Londres o livro seja um prato cheio.

25. Livro que te fez sorrir/foi o mais divertido de ler?
Fup, Jim Dodge.

26. Livro que te fez chorar (ou quase)?
Gen, Keiji Nakazawa.

27. Tesouro escondido do ano?
Queijo, William Elsschot.
Livro desconhecido e curtinho. Me identifiquei demais com o protagonista. e___e

28. Livro que te deixou com a alma em frangalhos?
Nenhum. Acho que não consigo mais ficar tão "emotionally invested" nas coisas como antes.

29. Livro mais singular que você leu em 2014?
Talvez A guerra das salamandras, Karel Tchapek.

30. Livro que mais te enraiveceu (isso não significa necessariamente que você não gostou)?
Por esta cruz te matarei, porque o protagonista às vezes toma umas decisões idiotas e leva uns ursos no barco.

Vida de blog

1. Novo blog literário favorito que descobriu em 2014?
Com o DL do Tigre, conheci muitos blogs novos, no entanto, boa parte deles foi desanimando e deixando de postar com o passar do ano. Dos blogs que ficaram, gosto do Infinitos Livros.
De blogs não literários, todo o meu amor para o Dogs of San Francisco.

2. Resenha preferida escrita por você em 2014?
Em geral não gosto das minhas resenhas, mas se formos pensar apenas nos livros resenhados, acho que prefiro a do Livro de Dave.

3. Melhor post de discussão/não-resenha que você fez no blog?
Gosto da tag de animações e do post sobre os discos da minha vida. Ou seja, posts que não são sobre livros. Gosto também dos posts de randomicidades do mês.

4. Melhor evento do qual participou (noite de autógrafos, festivais, eventos virtuais, memes, etc.)?
Fui à Bienal do livro pela primeira vez e foi legal.

5. Melhor momentos da vida literária/blogueira de 2014?
Nenhum momento em especial.

6. Essa pergunta sumiu, haha.

7. Post mais popular do ano no seu blog (por comentários ou visualizações)?
Os mais populares em visualizações são todos não relacionados a livros: são de patinação e um de esmaltes. O mais popular de todos é o de comentários sobre Sochi (Feminino + gala + opiniões gerais).
De comentários têm vários posts empatados, mas não conta muito, porque alguns dos comentários são as minhas respostas.

8. Post que você gostaria que recebesse mais atenção?
Não sei. Gostaria que algumas resenhas de livros menos conhecidos fossem mais lidas, mas em geral elas são ruins, então não vão convencer ninguém a ler. (O mesmo se aplica às resenhas de animações).

9. Melhor descoberta livreira (sites, livrarias etc.)?
Esse ano me entreguei às compras virtuais e comprei um monte de livros baratinhos por impulso, mas as lojas foram as de sempre. Quase não fui a livrarias físicas (acho que só um livro foi comprado em livraria física, e só entrei lá porque havia uma placa de 50% de desconto na porta).

10. Você completou algum desafio literário ou meta que determinou no começo do ano?
Sim! Completei o DL do Tigre.

De olho no futuro

1. Livro que não conseguiu ler em 2014 mas que será sua prioridade em 2015?
Entre assassinatos, Aravind Adiga. Está na minha estante faz tempo, quero ler faz tempo, mas sempre acabo passando outro livro na frente.

2. Livro mais esperado de 2015 (exceto estreias)?
Talvez o novo do Nick Hornby. Não ligo muito para lançamentos (porque eu espero até eles ficarem baratos ou chegarem na biblioteca, haha).

3. Estreia mais esperada de 2015?
Não frequento esse mundo de gente que lê ARC, então não faço ideia do que será lançado de estreia.

4. Final/continuação mais esperada de 2015?
Não estou acompanhando nenhuma série, no máximo a do Lemony Snicket, mas ainda nem li o segundo volume.

5. O que você deseja conquistar ou fazer em sua vida literária/blogueira em 2015?
Gostaria de ter ânimo/inspiração para postar mais ou pelo menos para postar coisas diferentes.

6. Um lançamento de 2015 que você já leu e recomenda para todos?
Não li nenhum.

Um comentário:

  1. Ainda não animei a fazer uma retrospectiva. Acho que tenho preguiça. Hehehehe
    Prefiro escolher meus favoritos de cada mês. Escolher por "temas" acho muito difícil! :O

    ResponderExcluir