terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O livro de Dave

Título: O livro de Dave
Autor: Will Self
Editora: Alfaguara
Ano de publicação: 2006

Dave é um taxista mentalmente instável, com um casamento frustrado e uma ordem judicial que o impede de se aproximar da ex-mulher e do filho. Em um acesso de loucura, ele registra em um livro todo o seu Conhecimento - o conhecimento das ruas de Londres que todo bom taxista deve saber e que ele deseja passar para o filho - além de destilar sua misoginia e preconceito e criar regras para o bom funcionamento de uma sociedade, em que homens e mulheres vivem separados, com regras rígidas sobre a guarda dos filhos. O livro é enterrado em um jardim e, séculos depois, descoberto pelo povo que restou na Inglaterra após uma enchente, que vê o livro como um texto sagrado e passa a organizar a sociedade segundo seus preceitos.

O livro intercala capítulos das duas épocas distintas: o presente na sociedade que conhecemos, com Dave e sua história de vida, e o futuro AD (After Dave), que se concentra em Carl, um jovem em uma ilha isolada à procura do pai que nunca conheceu.

Nesse futuro, a maioria das pessoas fala o mokni, dialeto derivado do cockney, uki dexulivru meiu dificiu dilê nukomeçu, mas depois c ciacustuma. Além desse dialeto também há todo tipo de palavras novas ou, na maior parte das vezes, palavras velhas com novos significados. O glossário no final ajuda bastante, mas parte da graça é tentar entendê-las por conta própria. Enquanto eu lia, ficava pensando o tempo todo que esse deve ser um livro bem difícil de traduzir e achei que o tradutor fez um bom trabalho.

Os capítulos no futuro são bem confusos no início, e tive bastante dificuldade para me situar. Você mergulha de cabeça em uma sociedade esquisita, com um grande número de personagens com nomes estranhos e palavras novas, mas, assim que vai avançando na leitura, tudo vai fazendo sentido e se encaixando magicamente. Mais para o meio/final, tive vários momentos de empolgação com as revelações, achando tudo genial.

Apesar de o futuro ser o que mais chama a atenção quando se lê a sinopse, preferi os capítulos sobre o Dave. O protagonista foi muito bem construído psicologicamente e gostei de acompanhar sua montanha-russa de emoções. Dave é um cara detestável com uma vidinha medíocre, mas, não sei, no livro tudo parece tão intenso que você se vê torcendo por ele e lamentando cada recaída.

Gostei muito do livro, como já deu para perceber. Foi uma leitura meio difícil e arrastada em certos momentos, mas valeu muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário