quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Desafios e projetos literários

O ano está acabando e chegou a hora de escrever posts de melhores do ano, balanços de leitura etc. que, convenhamos, é uma das poucas coisas que prestam nesse período. O post de melhores do ano virá em breve, porque só pretendo postar quando realmente acabar minha última leitura do ano. Neste post aqui vou falar sobre os desafios e projetos literários dos quais participei e do meu desafio para o ano que vem.

Desafio Literário do Tigre

Como estava órfã do Desafio Literário organizado pela Vivi, decidi participar desse organizado pela Tati, do blog Elvis Costello gritou meu nome. Escolhi esse por causa dos temas, que não repetiam muitos temas dos DLs anteriores, já que a Tati tinha participado deles também.

Foi bem legal e serviu de incentivo para ler alguns livros que eu vinha protelando faz tempo, mas foi batendo um desânimo no pessoal à medida que o ano passava e eu também não me animei o suficiente para ler mais.

Os temas e os livros lidos foram:

Janeiro: na estante
Os pequenos homens livres - Terry Pratchett

Fevereiro: julgando pela capa
The Book of Lost Things - John Connolly

Março: filme ou livro?
Peixe grande - Daniel Wallace
Sua resposta vale um bilhão - Vikas Swarup

Abril: hype do momento
Garota exemplar - Gillian Flynn

Maio: bichos!
Ratos - Gordon Reece

Junho: autores queridos
Santuário - William Faulkner

Julho: esportes e esportistas
Life on the Edge - Jennifer Comeaux

Agosto: risos
Fup - Jim Dodge

Setembro: música
As variações de Lucy - Sara Zarr

Outubro: amor
Um homem de sorte - Nicholas Sparks

Novembro: brasileiro
A maçã envenenada - Michel Laub
Meus 15 anos - Luiza Trigo

Dezembro: guilty pleasure
A lua de mel - Sophie Kinsella

Desses livros, meu preferido foi Fup, seguido por Garota exemplar e Santuário.
The Book of Lost Things, Os pequenos homens livres e A maçã envenenada foram leves decepções.

Volta ao mundo em 12 livros

Esse é um projeto organizado pelo blog ConversaCult e propunha que lêssemos autores de diferentes países do mundo. Como é a mesma ideia do meu projeto Volta o mundo em 80 livros, achei que seria legal participar e trocar ideias com o pessoal.

Assim como no DL do Tigre, o povo foi dando uma desanimada com o passar do tempo, mas o principal problema para mim foi que fui amaldiçoada e só escolhi livros dos quais não gostei muito. Antes do projeto, eu já tinha lido a maioria dos autores e adorava alguns (García Márquez e Markus Zusak), mas minhas escolhas foram infelizes e, de todas as leituras, a única que receberia mais que uma avaliação mediana foi O cair da noite, do Asimov. O projeto também me rendeu minha única desistência do ano, Notícia de um sequestro, do Gabriel García Márquez. Ou seja, não foi dos mais proveitosos, tanto que deixei de ler o Umberto Eco em julho e o autor brasileiro agora em dezembro.

O livros lidos foram:

Janeiro: Austrália
O azarão - Markuz Zusak

Fevereiro: Japão
Após o anoitecer - Haruki Murakami

Março: Rússia
Isaac Asimov - O cair da noite

Abril: Noruega
O castelo nos Pirineus - Jostein Gaarder

Maio: Escócia
O cão dos Baskerville - Conan Doyle

Junho: Inglaterra
Razão e sentimento - Jane Austen

Julho: Itália
Nenhum

Agosto: França
Viagem à Lua - Julio Verne

Setembro: Espanha
O palácio da meia-noite - Carlos Ruiz Zafón

Outubro: Estados Unidos
O caso de Charles Dexter Ward - H.P. Lovecraft

Novembro: Colômbia
Notícia de um sequestro - Gabriel García Márquez (abandonado)

Dezembro: Brasil
Nenhum

Meu desafio literário de 2015

Não achei nenhum desafio que me conquistou por completo e cansei um pouco de ter que organizar minhas leituras por temas mensais, mas aí vi o Desafio Literário "Fora da Caixa" e gostei muito da ideia. Então resolvi dar uma adaptada nele para fazê-lo se adaptar melhor ao meu projeto Volta ao mundo, para me forçar a fugir um pouco dos países mais óbvios. Mudei as categorias geográficas, especificando mais as regiões dos continentes, e mantive o resto quase igual ao que foi proposto pelo Fora da Caixa. Os temas são os seguintes:

- Um livro de escritor da América Central
- Um livro de escritor do Oriente Médio (Ásia)
- Um livro de escritor do Sudeste Asiático
- Um livro de escritor do Norte da África
- Um livro de escritor da África Subsaariana
- Um livro de escritor da Oceania
- Um livro escrito por um homem negro
- Um livro escrito por uma mulher negra
- Um livro com protagonista LGBT
- Um livro com protagonista idoso
- Um livro com protagonista deficiente

Não vou separar os temas por mês nem nada assim e, caso eu leia livros que correspondem a mais de um tema, eles vão valer para todos (ex: li um livro de uma escritora negra da América Central com protagonista gay, idoso e deficiente; ele vale para os cinco temas e não só para um).

Ainda não descarto participar de outros desafios, caso surja algum que me interesse muito, mas por enquanto é isso.

2 comentários:

  1. Infelizmente, as pessoas vão desanimando no caminho, mas por isso é um desafio, certo?
    Você cumpriu bem suas metas.
    Eu fui feliz em alguns e naufraguei em outros, mas estou satisfeita com o saldo final.
    Para 2015, também vou tentar adaptar o máximo possível minhas escolhas pessoais aos projetos de terceiros. Veremos o que sai.
    Um ótimo 2015 pra você! :)

    ResponderExcluir
  2. A Tati vai fazer um novo DL do Tigre esse ano e já me dispus a participar! Achei muito legal o desse ano. Então meus dois desafios "externos" já foram decididos. Agora continuo o meu Vagalume e com o Volta ao Mundo em 80 Livros. Preciso fazer o balanço desses dois últimos agora no início do ano!
    Gostei do seu de 2015! E vai ajudar bastante no Volta ao Mundo tbm!

    ResponderExcluir