segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Leituras e compras de agosto

Nunca escrevi antes um post com o balanço de leituras do mês porque raramente tenho muito a dizer e quase sempre tenho preguiça, mas como ando animada com o blog (escrevi oito posts em agosto!) vou tentar transformar esse tipo de postagem em uma tradição mensal. Veremos como eu me sairei.

Li oito livros neste mês. Uma pausa nas visitas à biblioteca no começo do mês me permitiu fazer a fila andar e acabei lendo livros meus, um do meu pai e dois que minha tia emprestou. 



O lado bom da vida - Matthew Quick
Tinha vontade de ler esse livro desde que o filme foi lançado e foi um desses casos de ter visto o filme antes de ler, embora eu não me lembrasse de muitas coisas importantes do filme. O livro é bem legal, divertido, gostoso de ler. O Pat como narrador me incomodou um pouco no começo porque ele é exageradamente otimista e acaba parecendo bem idiota, mas com o tempo me acostumei. Minha avaliação: o livro é melhor que o filme (que é mediano).


Fup - Jim Dodge

As irmãs Penderwick - Jeanne Birdsall
Relato de um certo oriente - Milton Hatoum
Li outro livro do autor, Dois irmãos, faz um tempo e adorei. Relato de um certo oriente não me agradou tanto assim e achei meio arrastado em alguns momentos, mas a escrita do Hatoum é fascinante e eu adoro um bom drama de família como esse. :P


A redoma de vidro - Sylvia Plath
Lido para o clube do livro do qual estou participando. Já tinha ouvido altos elogios a esse livro e agora posso confirmar que todos são merecidos. Não tenho muito a dizer além de: leiam!


Viagem ao redor da Lua - Julio Verne
Lido para o projeto Volta ao mundo em 12 livros do blog ConversaCult. Só depois de pegar na biblioteca é que percebi que era uma edição adaptada, mas decidi ler assim mesmo, afinal, se eu gostasse muito, poderia ler a integral depois, e se não gostasse, tudo bem, porque pelo menos é curto e fácil de ler.
Gostei bastante da primeira parte, sobre o clube do canhão e os preparativos para a viagem e acho interessantíssimo ler o livro com o conhecimento sobre o espaço que temos hoje. No entanto, assim que os personagens se encontram no espaço a coisa fica meio científica/educativa demais para o meu gosto. Desculpa, Julio Verne, mas não quero saber sobre as montanhas da Lua.


Depois da escuridão - Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe
Minha tia me emprestou esse livro faz um tempão e fiquei adiando a leitura porque é um livro comprido, mas eu estava sendo boba. Ele é desses que você devora sem pensar muito, querendo descobrir o que acontece no final. É meio previsível em certos momentos, tem alguns personagens mal desenvolvidos e quase todas as personagens femininas são detestáveis, mas de resto é um ótimo entretenimento. 


Tia Julia e o escrevinhador - Mario Vargas Llosa
Comprei esse livro faz um tempão e finalmente decidi ler. É sobre o envolvimento amoroso entre um jovem aspirante a escritor e uma mulher mais velha, entremeado pelas radionovelas de um boliviano muito doido que trabalhava na mesma rádio do rapaz. Gostei muito do livro, acho que é meu segundo preferido do Vargas Llosa dos quatro que li (só perde para Conversas na catedral).




E agora vamos às compras! Foram dez livros, sete comprados na Bienal e três em um sebo.


Esses eu comprei no estande da Companhia das Letras. Já tinha lido o primeiro dessa coleção do Lemony Snicket na biblioteca, mas já que eu quero muito ler o segundo e os dois estavam com desconto...
Esse do Jesus eu já tinha esquecido que existia, apesar de gostar muito do autor, e fiquei feliz em vê-lo baratinho. :3


Esses eu comprei no estande da Intrínseca. Os dois da Lionel Shriver eu queria ler faz tempo, mas raramente ficavam com preços bons o suficiente nas promoções da internet. Eles são meio grandes e pesados, então amaldiçoei um pouco a autora enquanto eu andava carregando o peso pela Bienal.
O das plantas foi minha irmã quem escolheu na hora, de ver a capa e ler a sinopse. Espero que seja bom.
E O jantar eu estou doida de vontade de ler. :)


Esses três eu comprei no Sebo do Messias, no centro de São Paulo. Fui lá só para comprar o Queijo, que eu conheci lendo uma resenha do Desafio Literário, mas aí fui fuçar os livros em inglês e acabei levando mais dois. The Witch of Blackbird Pond me chamou atenção porque ele venceu a Newberry Medal, minha premiação literária preferida. A história envolve uma comunidade de puritanos nos EUA, o que não parece muito interessante, mas aparentemente há a amizade entre uma jovem e uma velha, e eu sempre gosto dessas coisas. Já o Not Fade Away é do Jim Dodge, autor de Fup, que eu amei e resenhei aqui.

Foi um mês bem agitado e cheio de livros, espero que  os meses seguintes continuem assim!

3 comentários:

  1. Ai quero tanto ler o "O Lado Bom da Vida"~~~ É bom? *u*"
    Eu nem fui na bienal, mas queria saber se vale a pena, pra ir na próxima vez~ Tipo… comprar livro na Bienal sai mais barato do que o normal?

    ResponderExcluir
  2. Mimoca, o livro é bem legal e divertido, eu gostei, apesar de demorar para simpatizar com o protagonista.
    A maioria das editoras oferece descontos na Bienal, mas nem sempre vale muito a pena. Tem muito desconto progressivo (quanto mais vc compra, maior o desconto) e descontos pequenos, e tem várias que dão bons descontos em livros ~encalhados~. Eu tive sorte porque vários dos livros que eu queria são desses.
    Também tem estandes de livrarias e sebos. Este ano tinha um estande enorme com todos os livros por 10 reais, mas tem que fuçar bastante para achar coisas legais.
    Ou seja, você pode achar boas pechinchas, mas dependendo do que você quer é capaz de sair de mãos abanando.

    ResponderExcluir
  3. Adoro posts de retrospectiva!
    Todo mundo diz que "O lado bom da vida" é bem melhor no livro. Que bom, assim me animo a ler. Ainda não li nada da Sylvia Plath, mas tá na lista. Llosa é amor! Esse ainda não li, mas sinto que vou gostar.
    Esse do Pullman... preciso descobrir onde está o meu exemplar e ler.
    "O Jantar" é muito bom!
    Bons achados na Bienal, hein?

    ResponderExcluir