domingo, 7 de setembro de 2014

DL do Tigre: As variações de Lucy

Título: As variações de Lucy
Autora: Sara Zarr
Editora: iD

Lucy era uma menina prodígio do piano e sua vida parecia se resumir a ensaios, viagens, recitais e competições, sempre pressionada pelo avô e pela mãe, que exigiam que ela fosse sempre a melhor. Um dia, em plena competição na Europa, ela fica sabendo da morte da avó antes de se apresentar e simplesmente deixa o palco, abandonando o piano. Lucy então tenta reconstruir sua vida sem o instrumento, enquanto a responsabilidade de ser um grande músico recai sobre seu irmão mais novo. No entanto, quando ela conhece o novo professor do irmão, seu amor pelo piano começa a redespertar e ela passa a repensar em sua decisão.

Escolhi esse livro porque eu já o tinha em casa e gosto bastante de música clássica (apesar de achar o piano um instrumento superestimado). YAs contemporâneos não são o meu gênero literário preferido, mas tenho grande simpatia por eles, então estava bem animada e ansiosa para ler.

É um livro sobre amadurecimento e autoconhecimento, sobre tentar recuperar o gosto pelas coisas que um dia foram preciosas. Gostei bastante do enfoque maior na família e não tanto nos amigos e achei o relacionamento entre a Lucy e o irmão muito fofo, assim como gostei que o amor romântico, embora presente, não seja o foco.

Quanto aos personagens, não achei nenhum especialmente memorável. Ainda não sei se gostei ou não da Lucy, pois apesar de achar fácil me identificar com ela (menos com a parte do talento) às vezes a achei meio chatinha, principalmente em seus momentos de paixonite tonta por homens mais velhos.

Gostei de ver o ambiente da música clássica representado em um livro, porque não é algo que vejo com tanta frequência e me traz lembranças do anime Nodame Cantabile (recomendo muito!). Além disso, o livro me deixou com vontade de ouvir mais música clássica, vou até escrever um post com as músicas que eu adoro aqui no blog, assim como há uma lista com as músicas que a Lucy adora no final do livro.  

3 comentários:

  1. Minha filha, vc é muito rápida no DL do Tigre! Fala sério! hehehehe
    Eu nem comecei o meu ainda! Eu sou do time que AMA piano, só não sei se meu instrumento favorito é ele ou o violino. Acho que empata. Não sou muito dos de sopro (que são seus favoritos né?)
    Preciso acelerar as leituras! Esse mês tou atrasadíssima!

    ResponderExcluir
  2. Samy, haha, é que eu participo de outros projetos literários/clube do livro cujas discussões são no final do mês, então me organizo para as leituras do DL serem as primeiras. :P

    ResponderExcluir
  3. Acho que meu problema é justamente o contrário. Eu participo de um outro desafio, e como são 3 livros, tento acabar ele primeiro e acabo deixando o do DL do Tigre por último! Vamos ver se em outubro eu faço o contrário! hehehehe

    ResponderExcluir