segunda-feira, 15 de setembro de 2014

#BookadayBrazil - 1ª parte

Essa tag foi criada pelo site We love this book e adaptada pelos blogs Pipa não sabe voar e O pintassilgo. A ideia é responder cada item diariamente e postar nas redes sociais, mas eu não me dou bem com desafios diários e não participo de redes sociais além do Facebook, que basicamente só uso por causa dos grupos, então decidi postar aqui no blog que é mais divertido.

Para deixar a coisa mais fofinha, tirei fotos dos livros com meus bichinhos de pelúcia. Alguns ficaram sem foto porque fiquei com preguiça de procurar os livros.


1. Um livro favorito sobre livros e/ou livrarias


A história sem fim - Michael Ende
Adoro esse livro sobre um garoto que descobre um livro mágico e acaba adentrando no universo dele. Toda a jornada dele como leitor e, mais tarde, como herói é fascinante.

2. Um livro favorito cuja história se passa em uma escola


Harry Potter - J. K. Rowling
Não consegui pensar em muitos que se passem quase exclusivamente em uma escola, então vai Harry Potter mesmo. :P

3. Um livro favorito sobre a infância


O pequeno Nicolau - Sempé/Goscinny

Pensei em vários aqui, mas como reli O pequeno Nicolau recentemente, ele é o escolhido. Leitura divertidíssima.

4. Um livro que você comprou por causa da capa

Charlie and the chocolate factory - Roald Dahl
Eu já tinha lido esse livro umas duas vezes, mas não tinha um exemplar para chamar de meu. Foi só quando vi essa edição fofíssima da Penguin em desconto que me animei a comprar. Pena que as ilustrações de dentro não são fofinhas assim.

5. Um livro que você comprou apesar da capa


Tia Julia e o escrevinhador - Mario Vargas Llosa
Não tenho muitos livros com capa horrível, então selecionei um com capa apenas feia. Não gosto muito de livros com foto na capa e essa, com esse rádio meio deslocado na frente e o casal brega, não me agradou.

6. Livro de contos favorito


Adoro contos, mas não tenho bem um livro de contos favorito, porque o conteúdo muitas vezes é irregular. Pensei no Saki, na Katherine Mansfield, no Roald Dahl, no Tchekov, mas aí lembrei dessa antologia que me agradou muito. Gostei de quase todos os contos e fiquei muito curiosa para conhecer mais da obra dos autores.

7. Um livro que tenha um jantar ou festa literária favorito


Luna Clara & Apolo Onze - Adriana Falcão
Li esse livro recentemente e adorei. A festa da história dura anos e anos, e foi por isso que pensei nele.

8. Um romance de formação favorito


Um grande garoto - Nick Hornby
Pensei bastante nesse item e escolhi um que não sei se vale, hehe, mas eu gosto muito desse livro e é meio que sobre a formação dos dois personagens.

9. Livro ilustrado favorito


The Roald Dahl Treasury - Roald Dahl
O Roald Dahl é meu autor preferido e o Quentin Blake, meu ilustrador preferido, então claro que esse seria o escolhido. Esse livro é muito bonito e me inspirou bastante na época em que eu gostava de desenhar.
                     

10. Uma paixão literária

Sirius em sua forma canina

Sirius Black, de Harry Potter - J. K. Rowling
Não tenho paixão por nenhum escritor em si, gosto da obra de vários, mas dificilmente é aquela coisa de "leio até a lista do supermercado", então escolhi um personagem por quem tenho uma leve paixonite, o Sirius Black.

11. Um livro que te deu esperança


Momo e o senhor do tempo - Michael Ende
Achei difícil escolher o livro dessa categoria. Acho que sou pessimista e só me lembro do lado ruim das coisas, mas lembro que a leitura Momo me deixou com uma sensação boa.

12. Seu livro favorito sobre uma guerra


O retorno do rei - J. R. R. Tolkien
Não sou muito fã de ler sobre guerras, apesar de gostar bastante dos Zusaks e John Boynes da vida, mas aí minha irmã me lembrou de O senhor dos anéis, que tem a guerra no último volume (e eu preciso reler).

13. Um personagem que mais se parece com você


Charmain Baker de A casa dos muitos caminhos - Diana Wynne Jones
Pensei, pensei e pensei, mas não consegui achar um personagem tão loser quanto eu. Por algum motivo eles sempre amadurecem durante o livro e isso é algo com o que eu não me identifico :P. Então a escolhida foi Charmain Baker, porque ela gosta de ler e não sabe fazer tarefas domésticas!

14. Sua amizade literária favorita


Tibby, Lena, Carmen e Bridget de A irmandade das calças viajantes - Ann Brashares
Gosto muito dessas quatro e de, apesar de muito diferentes e de passarem grande parte dos livros separadas, elas sempre estão lá para ajudar umas às outras.

15. Policial ou detetive literário preferido

Achei essa capa simpática, mas não li esse livro

Arsène Lupin - Maurice Leblanc 
Gosto do Lupin porque ele é um detetive ladrão e isso torna suas investigações mais divertidas.

Por enquanto é isso, posto a segunda parte da tag no fim do mês.

Um comentário:

  1. Ah... legal que você também está respondendo!
    Nunca tinha visto essa edição de A Fantástica Fábrica de Chocolates. É muito linda! Aliás, esse outro do Dahl é uma fofura também.
    bjo

    ResponderExcluir