quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A pequena loja de suicídios


Título: A pequena loja de suicídios 
Título original: Le magasin des suicides
Diretor: Patrice Leconte
Ano: 2012

Em uma cidade onde todos vivem deprimidos e as taxas de suicídio só crescem, uma família gerencia uma loja especializada em artigos de suicídio. Há venenos, cordas para enforcamento, pílulas para dormir, espadas, armas, animais peçonhentos, tudo para garantir uma morte bem sucedida. No entanto, tudo muda quando nasce o filho mais novo do casal de lojistas, que desde bebê é só sorrisos. Os pais ficam indignados com a alegria do filho e tentam instilar um pouco de pessimismo na criança, enquanto o filho tenta fazer os pais verem o lado bom da vida.

Fui assistir a esse filme meio às cegas. O título me atraiu, a premissa me pareceu criativa e é uma animação francesa com visual interessante. É um filme bem mórbido em certos momentos, recomendável para quem gosta de humor negro.

Assisti sem saber que era um musical, e embora eu ache que algumas músicas ajudam a criar o tom de comédia, também as achei meio fracas e desnecessárias.

O traço do desenho é até que simples, com os personagens bem estilizados. Os cenários são mais caprichados, especialmente a loja de suicídios, que é muito charmosa e cheia de pequenos detalhes interessantes. Pelo que entendi, o filme foi feito em 3D, mas com a intenção de que pareça desenhado a mão, criando camadas tridimensionais, como em um livro pop-up.

O grande problema do filme para mim é que o desfecho foi fácil demais. Ele trata de um tema difícil e delicado, e chega a uma resolução um tanto ingênua, infelizmente. Não estragou o filme, mas me pareceu um pouco incoerente com o seu início.

O filme é baseado em um livro, A loja dos suicidas, publicado aqui no Brasil pela Ediouro. Fiquei com vontade de ler.

Uma observação final: gostei dos créditos. :)

4 comentários:

  1. Estava com vontade de ver esse filme também, mas agora que eu sei que é musical fiquei com preguiça, hehe. Acho que vou ler o livro antes... :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, acabei de responder ao seu comentário no meu blog falando que achei esse filme e vou assistir! Que coincidência! :D

    ResponderExcluir
  3. Eu também vi por acaso e gostei. Em geral, gosto de musicais, mas as músicas desse também me incomodaram. Acho que o livro deve ser bacana.

    P.S.: Você vai à Bienal? Que dia? Vou encontrar uns amigos do Skoob no dia 23 (e provavelmente no outro sábado também). De repente, a gente podia se ver lá.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Marília,
    Nem vem! Você tem que assistir sim u_u

    Samara,
    Haha, é uma coincidência mesmo. Quando assistir quero saber o que você achou.

    Michelle,
    Estou pensando em ir no sábado também, mas ainda não tenho certeza.

    ResponderExcluir