quinta-feira, 8 de maio de 2014

DL do Tigre: Ratos

Título: Ratos
Autor: Gordon Reece
Editora: Intrínseca
Tema do mês: nome de animal no título

Graças ao tema deste mês do DL do Tigre, finalmente li Ratos. Já havia lido várias resenhas elogiosas e o livro estava na minha fila de espera faz tempo.

O livro é narrado por Shelley, uma adolescente que foi agredida no colégio e se muda com a mãe para uma casa no campo, onde tenta se recuperar do trauma e voltar a uma vida normal. Ela e a mãe são ratos, ou seja, medrosas e submissas, incapazes de confrontar qualquer um. No entanto, na noite de seu aniversário de dezesseis anos, um ladrão invade a casa e a paz das duas é abalada.

Gostei do livro, é uma leitura fluida e, em alguns momentos, surpreendente (apesar de eu achar que a sinopse e as orelhas do livro revelam mais do que eu gostaria). O grande problema do livro foi que o li no momento errado. Eu tinha acabado de terminar Crônica da casa assassinada, do Lúcio Cardoso, uma leitura que me envolveu por quinze dias e que acabou me tornando quase indiferente a Ratos, porque perto da lenta degradação humana e da densidade sufocante que vemos em Crônica da casa assassinada, Ratos me pareceu quase bobinho.

A culpa não é do livro, se eu o tivesse lido em outro momento, certamente ele conseguiria me impactar mais e eu teria aproveitado melhor a leitura. Uma pena.

2 comentários:

  1. Li esse livro ano passado e ele me impressionou bastante. Realmente, o momento em que nós lemos um livro influencia muito no que sentimos sobre ele. Bela resenha. :)

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente tenho começado os livros sem ler a orelha ou mesmo a sinopse, pois eles estão dando muita informação a cerca da história, o que faz com que eu não me surpreenda com os fatos que ocorrem durante a leitura. Uma pena que leu no momento errado.

    Beijinhos

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir