sábado, 22 de março de 2014

DL do Tigre: Sua resposta vale um bilhão

Livro: Sua resposta vale um bilhão
Autor: Vikas Swarup
Editora: Companhia das Letras

Filme: Quem quer ser um milionário?
Diretor: Danny Boyle

Assisti ao filme na época do lançamento e achei okay. Quando soube que havia o livro fiquei com uma leve vontade de ler, mas fui deixando para depois, até chegar o DL do Tigre e dar esse empurrão que faltava para eu finalmente ler.

O livro é sobre Ram Mohammad Thomas, um jovem garçom que participa do programa de perguntas e respostas na TV Sua Resposta Vale Um Bilhão e, surpreendentemente, ganha o prêmio máximo. Ele é preso por suspeitarem que tenha trapaceado, pois como pode um jovem sem educação conseguir responder corretamente as doze perguntas do programa? Para se livrar da acusação e provar que sabia as respostas, ele conta a história de sua vida, cheia de miséria, dor e reviravoltas inesperadas.

Gostei bastante do livro. Tem um estilo agradável de ler e personagens "gostáveis". Apesar da pobreza e da desgraceira em que boa parte dos personagens vive, ele é bem divertido. O livro é organizado de maneira não-cronológica; cada capítulo narra o período da vida de Ram Mohammad Thomas que o ajudou a saber a resposta de uma das perguntas do programa, e aos poucos vamos montando o quebra-cabeça e compreendendo como Thomas sabe as respostas e o que o levou ao programa.

Não me lembro muito bem do filme. Tentei revê-lo para escrever a resenha, mas não tive saco de procurar uma versão online legendada. Com minha lembrança vaga do filme, posso dizer que achei o livro bem diferente. A premissa é a mesma, mas poucos dos relatos de Thomas me despertaram lembranças do filme e a relação entre alguns personagens também me pareceu bem diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário