sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

[Sochi] Masculino


Dois dias muito tensos.

O SP correu de maneira razoavelmente tranquila, com exceção da desistência de Plushenko devido a contusão. Sei que não é lá muito bonito da minha parte, mas fiquei aliviada com a desistência dele, porque não estava preparada para ver ele ser bem recompensado com aqueles programas horrendos dele.

Misha Ge mandou bem, sempre com sua personalidade exuberante e divertida.

Gostei bastante do Michael Christian Martinez, das Filipinas. Ele tem uma história sofrida de não ter dinheiro para pagar o treinamento, teve que hipotecar a casa etc. (sob story típica de American Idol), mas o que importa é que ele tem bastante potencial e tem um biellman spin bonito. E acabou na 19ª posição. Nada mal!

O Florent Amodio cometeu um monte de erros. Não gosto muito dos últimos programas dele, ele acabou tomando um rumo meio exagerado e cafona, artisticamente falando. No entanto, não consigo desgostar dele, sempre me lembro de quando o vi pela primeira vez, na Olimpíada de Vancouver, e do quanto gostei dele ali. Ele ficou bem chateado com os maus resultados. :/

Aqui um vídeo para relembrar Vancouver:


Não gosto muito do Kevin Reynolds, mas como foi bom ouvir AC/DC de verdade e não uma versão pasteurizada orquestrada de rock como vários usam. Não sou fã da banda e nem gosto tanto assim de rock, mas a música caiu muito bem no meio de todas aquelas trilhas sonoras e música clássica.

O Brian Joubert vai se aposentar e é isso meio triste, pois ele está na patinação desde que comecei a acompanhar, mas ao mesmo tempo é bom para ele, que já passou faz tempo do auge e não tem sido muito bem recompensado nas competições. Considerando que ele não vinha muito bem nos últimos anos e que os nervos sempre o dominavam nas Olimpíadas, ele foi ótimo aqui, 13º lugar, e pareceu contente.

Jeremy Abbott também sofre dos nervos e sempre colapsa em grandes competições. É um desses patinadores que nunca alcançaram todo seu potencial, porque ele é ótimo no artístico e costuma ter coreografias fantásticas. No SP ele caiu feio, se machucou e achei que ele ia desistir, mas ele se levantou e seguiu em frente. Para mim foi um desses momentos mágicos de superação e espírito olímpico *toca musiquinha*. Fiquei contente em ver ele lutar, porque ele é desses que surta após o erro e só vai piorando, mas aqui foi o contrário. E no FS ele simplificou os saltos e fez um programa relativamente limpo. 

Ele é outro dos que vai se aposentar, e vou sentir muita falta dele, de sua musicalidade e de suas ótimas escolhas musicais. Para alegrar, um vídeo da apresentação perfeita dele no campeonato americano deste ano:


O Jason Brown tem muito potencial, bom artístico, muito carisma. Infelizmente cometeu erros no FS, após um SP excelente, e caiu da 6ª para a 9ª posição. Eu achava que gostava mais do programa longo dele, mas vendo de novo, o curto é bom demais! :3

Peter Liebers me surpreendeu com o programa curto ao som de Clocks, uma apresentação bonita com saltos muito limpos. Mas o longo foi chato...

Han Yan tem alguns saltos wow, mas precisa melhorar o resto.

Eu sabia que meu preferido, o Daisuke Takahashi, não tinha muitas chances, mas estava nervosa, desejando que ele tivesse boas apresentações. E ele foi bem. Teve o quádruplo downgraded nos dois programas e outros errinhos, mas pareceu contente com seu desempenho e recebeu bons PCS, principalmente no longo. (mesma nota de interpretação, 9,39, que o Chan. Eu ficava morrendo de raiva ao ver o Chan com notas superiores às do Dai, que, na minha humilde opinião, é o melhor da atualidade nesse quesito, ele realmente sente a música, enquanto o Chan patina sempre do mesmo jeito independentemente da música (mas costuma ter boa coreografia). Mas agora o Daisuke recebeu a mesma nota, yay!)

Vou sentir muita falta dele agora que ele vai se aposentar. Espero que ele ainda participe do mundial e de muitos shows. A patinação vai ficar mais triste sem ele. :(

Então aí vai mais um vídeo, yay!


Eu gostava muito do Javier no ano passado. O cara tem carisma, vem de um país sem tradição na patinação e evoluiu muito nos últimos anos. O programa da temporada passada, do Chaplin, era perfeito para ele e ressaltava os pontos fortes dele. Os programas desse ano deixam a desejar. Eu coloquei ele com o bronze no meu pódio dos sonhos, mas ao assistir as apresentações, percebi que ele não gosto dele tanto assim e meio que torci contra. 

O Denis Ten surpreendeu de novo. Ano passado ele veio forte e conquistou a prata no mundial, mas teve muitos problemas neste ano e ficou afastado das competições. Eu não dava nada por ele. E aí ele vem e conquista o bronze. Achei legal.

Eu já cheguei a odiar muito o Patrick Chan. Em 2011-2012 ele recebia PCS incrivelmente altos e caía muito. Teve um GP em que ele caiu umas cinco vezes e ainda venceu do Oda, fiquei indignada, não me parecia justo. Aos poucos a raiva foi diminuindo e os PCS dele foram diminuindo levemente (ou o dos outros patinadores foi aumentando), e comecei a entender melhor os critérios para a avaliação dos PCS.

Eu não estava acreditando tanto na vitória dele, que alguns achavam assegurada, porque ele ficou a temporada inteira atrás do Yuzuru. Mas se ele ganhasse, eu não ficaria tão irritada. E ele não ganhou. Conseguiu errar um monte de saltos mesmo depois de o Yuzuru ter caído duas vezes e praticamente dado o ouro de bandeja. Como os PCS do Yuzuru não ficam muito atrás dos do Chan, ele não pode mais se dar ao luxo de dar uma de zamboni.

Não é irônico que o Chan, que vivia caindo e ganhava, perdeu sem cair de alguém que caiu duas vezes?

Foi uma decepção o Yuzuru ter ganhado com esses erros. Não acho que foi uma vergonha para o esporte, como algumas pessoas andam dizendo por aí, mas foi meio triste. Pelo menos ele pode se orgulhar de uma apresentação incrível no SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário