sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os melhores (e piores) do Desafio Literário 2013

Último Desafio Literário organizado pela Vivi, já que neste ano não vai rolar... Triste, mas já estou pensando em participar de um outro, além de seguir com meu projeto Volta ao Mundo em 80 Livros e participar de outro, o Volta ao Mundo em 12 Livros.

Então vamos aos livros lidos no DL 2013 (lista de leituras planejadas aqui, só para comparar com as leituras feitas de fato).

Janeiro - tema livre
A casa dos muito caminhos - Diana Wynne Jones
A cabana - William P. Young
A trama do casamento - Jeffrey Eugenides
Foras da lei barulhentos - vários autores
Wildwood - Colin Meloy
O capote e outras histórias - Nikolai Gógol

Fevereiro - livros que nos façam rir
The light fantastic - Terry Pratchett

Março - animais protagonistas
Eu sou um gato - Natsume Soseki

Abril - uma ou mais das quatro estações no título
Aquele Verão - Sarah Dessen

Maio - Livros citados em filmes
Macbeth - William Shakespeare

Junho - romance psicológico
Os Ratos - Dyonelio Machado

Julho - Cor ou cores no título
O caderno vermelho - Paul Auster

Agosto - Vingança
Grotescas - Natsuo Kirino
A vingança da Cagliostro - Maurice Leblanc

Setembro - autores portugueses contemporâneos
A manta do soldado - Lídia Jorge

Outubro - histórias de superação
Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio-expediente - Sherman Alexie

Novembro - livros que foram banidos
The handmaid's tale - Margaret Atwood

Dezembro - Natal
A aventura do pudim de natal - Agatha Christie
Conto de natal de Auggie Wren - Paul Auster


Melhores livros:
A casa dos muito caminhos: segue a linha de seus antecessores com sucesso.
A trama do casamento: leitura deliciosa.
Foras da lei barulhentos...: ótima seleção de contos e edição caprichada.
Eu sou um gato: hilário e genial.
Os ratos: angustiante.
The handmaid's tale: distopia muito interessante.
(metade dos livros está no mês de janeiro, tema livre, hehe)

Pior livro:
A cabana: não é um tema que me atrai e achei meio arrastado.

Boas surpresas:
Conto de natal de Auggie Wren: a história em si não é tão boa, mas as ilustrações e a edição tornam esse livrinho memorável. E talvez eu não notasse o livro se não fosse pelo DL.

Maior decepção:
O caderno vermelho: gosto muito do autor e esse livrinho parecia legal, mas o achei bem mediano.

No geral, foi um DL em que li pouco, me contentando em cumprir uma leitura por mês. Acabei não saindo muito da zona de conforto e conheci poucos autores novos, mas consegui ler coisas que estavam na fila faz tempo, como Os Ratos, The Handmaid's Tale e The Light Fantastic.

Ainda não estou 100% certa de que vou participar do Desafio Literário do Tigre (amei alguns temas), mas vou tentar. 

Um comentário:

  1. O legal é que eu li sete livros da sua lista, e só um deles está na lista de melhores. :(
    Não foi um dos melhores anos do desafio para mim, não sei se por causa das minhas escolhas ou da minha paciência de ler mesmo...

    ResponderExcluir