domingo, 15 de dezembro de 2013

Desafio Literário: A aventura do pudim de Natal

Título: A aventura do pudim de Natal
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira

Vamos começar falando que eu não ligo muito para o Natal. Aqui em casa faz tempo que não temos mais o hábito de montar árvore, enfeitar a casa etc. e não comemoramos a data muito efusivamente mesmo nos encontros familiares. Claro que gosto de ganhar presentes, mas acho que estou ficando velha e nem isso consegue me alegrar muito (talvez porque eu quase só ganhe roupas...). E as comidas tradicionais de Natal são tão sem graça. :/

Dito isso, achei o tema do DL deste mês bem chato. Mas desafio é desafio...

Escolhi "A aventura do pudim de natal" pelo título, que me faz imaginar um pudim vivendo altas aventuras. Mas, que decepção, não é nada disso. O livro reúne seis contos da autora, cinco protagonizados pelo detetive Poirot e um pela Miss Marple. Os contos são: "A aventura do pudim de Natal", "O mistério do baú espanhol", "O reprimido", "O caso das amoras pretas", "O sonho" e "A extravagância de Greenshaw".

Peguei o livro na biblioteca achando que seria um romance e só descobri mais tarde que eram contos. Destes, só um trata do Natal, mas acho que é uma leitura válida para o Desafio mesmo assim, não?

Em "A aventura do pudim de Natal", Poirot é convocado para investigar o roubo de um valioso rubi e, para realizar a investigação, passa um período em uma casa de campo, em um típico Natal inglês, que inclui o tal pudim de passas.

No geral achei os crimes e suas resoluções mirabolantes demais para o meu gosto. Não sei se estou mal acostumada com o gênero policial ou se é um problema dos contos em si, mas me pareceu que muitos dos crimes só deram certo por sorte e foram solucionados quase por acaso, baseados em suposições muito vagas. E (spoiler!) precisa ter tantas pessoas se passando por outras? Não achei isso nada convincente!

Mas, apesar de tudo, o livro foi um bom entretenimento e no momento é isso o que importa.


Um comentário:

  1. Eu também não sou fã da data, tanto que o livro de natal foi o único que comprei para o desafio.
    Enfim... também não sabia que esse livro da Agatha era de contos. Os crimes são sempre mirabolantes e resolvidos com muito chute mesmo. Ainda gosto do estilo, mas não tanto quanto antigamente (tô ficando velha...hahaha).
    E venha participar com a gente do desafio! :)
    bjo

    ResponderExcluir