quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Os melhores (e piores) do Desafio Literário 2012

Meu segundo Desafio Literário completo e minha segunda lista de melhores e piores, decepções e surpresas etc.

Aqui vai a lista dos livros que eu li de fato (e aqui a lista do começo de ano):

Janeiro - Literatura gastronômica
Eat Pray Love - Elizabeth Gilbert
Chez Moi - Agnes Desarthe

Fevereiro - Nome próprio
Anna Kariênina - Liev Tolstoi
Madame Bovary - Gustave Flaubert
Robinson Crusoe - Daniel Defoe
Marina - Carlos Ruiz Zafón

Março - Serial killer
Unhas - Paulo Wainberg

Abril - Escritor oriental
E depois - Natsume Soseki
Real World - Natsuo Kirino
Battle Royale - Koushun Takami

Maio - Fatos históricos
O palácio de Inverno - John Boyne
Educação Sentimental - Gustave Flaubert
O garoto da casa ao lado - Irene Sabatini

Junho - Viagem no tempo
A máquina do tempo - H.G. Wells

Julho - Prêmio Jabuti
O coronel e o lobisomem - José Cândido de Carvalho

Agosto - Terror
Raça da noite - Clive Barker

Setembro - Mitologia
Viagem pelo Brasil em 52 histórias - Silvana Salerno

Outubro - Graphic Novel
Fagin, o judeu - Will Eisner
Adeus tristeza - Belle Yang
Frango com ameixas - Marjane Satrapi

Novembro - Escritor africano
AvóDezanove e o segredo do soviético - Ondjaki

Dezembro - Poesia
Janelas e tempo - Teruko Oda
O livro dos sonetos - vários autores
Desorientais - Alice Ruiz

Melhores livros (mais ou menos em ordem):
Frango com ameixas, que foi breve, doloroso e lindo;
AvóDezanove, divertido e nostálgico;
Real World, desses que dá vontade de devorar de uma sentada;
A máquina do tempo, engenhoso e mais divertido do que eu esperava.

Piores:
O livro dos sonetos. Odeio sonetos, principalmente os mais antigos, e esse livro só reforçou isso. Ou seja, ele pode ir direto para a pilha de doações, tchau!;
Eat pray love, boring;
Robinson Crusoe, mega boring, tenho ódio do Robinson e seu pão até hoje;
Educação sentimental, li sob pressão e não foi legal;

Boas surpresas:
O garoto da casa ao lado é um água com açúcar com sustância, tem um bocado sobre a história de Zimbábue, mete o dedo na ferida aqui e ali, e ainda assim consegue ser uma leitura agradabilíssima.

Maior decepção:
Raça da noite; adoro Abarat, também do Clive Barker, mas Raça da noite é simplesmente tosco.

O que foi prejudicado por fatores externos e merecia uma leitura melhor:
O coronel e o lobisomem. O livro é bom, mas eu achei chaaato porque tive que parar a leitura e retomar só em dezembro, quando eu não estava no humor certo.

Mês que mais me agradou no geral:
Outubro. Foi bom quebrar um pouco as leituras de romances/contos para ler quadrinhos, mesmo que só um deles tenha sido uma coisa mágica e encantadora.
Fevereiro. Amei a variedade que esse mês permitiu e amei poder encaixar nele livros que eu queria ler faz tempo e que sabia que se não surgisse a oportunidade nunca leria.
Abril. Acabei lendo só japoneses, o que não era minha intenção, mas foi legal mesmo assim.

Mês que amaldiçoei por não poder ler mais do que li:
Novembro, mês de conclusão de semestre. Queria muito poder conhecer mais escritores africanos ou simplesmente ler mais dos autores que já conheço, mas não deu, e isso me deixou muito, muito frustrada. Eu olho para meu único livro do mês e penso nas possibilidades, me parece um desperdício.

Mês que acabou me surpreendendo por ser mais legal do que parecia:
Dezembro. Gostei das minhas leituras de haikais.


É isso. Já li meu primeiro livro para o DL 2013, quando der publico a resenha.

Um comentário:

  1. Esse ano só tivemos três leituras em comum para o Desafio, estou chocada... E dois desses estão na lista de melhores do ano (:

    ResponderExcluir