quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Desafio literário - A cabana

Título: A Cabana
Autor: William P. Young
Editora: Sextante

Ai, que livro chato.

Esse é da leva que minha tia me emprestou, que incluía romances água com açúcar e coisas assim, que podem não ser minhas leituras favoritas, mas também não são algo que acho chaaato ou maçante (tá, admito, eu meio que gosto de vários desses livros).

Eu sabia que "A cabana" tinha tudo para ser chato. Sou ateia e a religião nunca teve nenhum papel em minha vida. Além disso, não gosto muito de livros com mensagens edificantes e coisas semelhantes.

Mas o livro estava lá e achei bom ler logo para devolver. E talvez ele até superasse algumas expectativas.

Bom, acho que todos sabem o básico sobre "A cabana": um cara teve a filha assassinada, mergulha na tristeza e recebe uma carta de Deus, convidando-o para um encontro na cabana onde a filha foi morta. O cara vai e encontra Deus, Jesus e o Espírito Santo. Eles conversam sobre Deus, religião, amor, perdão etc.

Achei as cinquenta primeiras páginas do livro bem interessantes, afinal, é a parte mais ágil e com algum suspense. Depois, quando chegamos à cabana, a coisa fica parada. 

Imagino que o livro agrade aqueles que acreditam em Deus, mas que sejam meio flexíveis em relação à religião, porque o autor prega um Deus mais aberto e acaba contradizendo algumas coisas da Bíblia/Igreja/sei lá. No final, a imagem de Deus que ele passa acaba sendo bem agradável, dá até vontade de acreditar nisso (ou não).

E ainda não entendo porque esse livro fez tanto sucesso aqui no Brasil, credo!

Nota: 2/5 (teve algumas partes legais)


Nenhum comentário:

Postar um comentário