quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Desafio literário - Janelas e Tempo

Título: Janelas e Tempo
Autora: Teruko Oda
Editora: Escrituras

Não costumo ler poesia, então minha escolha deste mês se baseou na facilidade. Queria algo leve e que eu tivesse em casa. "Janelas e tempo" é um livro curtinho de haicais que minha irmã teve que ler para a escola, na 4ª série. Uma boa opção para mim.

Para aqueles que não sabem ou não lembram, haicais são poemas japoneses de apenas três versos. Roubando um pedaço da introdução do livro: "Diferente da poesia ocidental, o haicai não informa, não explica, não mostra tudo. É poesia predominantemente sugestiva, de efeito sensorial. A cena haicaística procura mostrar apenas o suficiente para possibilitar ao leitor a possibilidade de completá-la através de evocações poéticas próprias" (p. 9-10). Nesse livro a autora reflete sobre como uma questão fundamental para o haicai japonês, o ciclo da natureza, pode ser ser transferida para o ambiente brasileiro, sem estações bem definidas. 

O resultado são haicais variados, sobre a noite, o dia, o mar, o vento. Em vários a contemplação se resume à natureza, mas há alguns que olham para o humano nessa natureza, e eu gostei disso, do tom levemente crítico, das visões do cotidiano, da atenção aos detalhes.

Selecionei alguns haicais para vocês lerem:

Final de dezembro -
Sacolas pedem passagem
no metrô lotado.

Num lento encolher
os dias se acumulando - 
Outono fenece.

Só não vendem almas
na porta do cemitério - 
Dia de Finados

Nos degraus da igreja
farto almoço de Natal
Pombos e mendigos.

No baú dos sonhos
definir prioridades - 
Manhã de Ano Novo.

Manhã de inverno - 
Uma passarinho molhado
morto no quintal.

Praia de inverno - 
A indefinível solidão
da areia sem dono.

Olhando assim, dá para ver que os haicais são simples, o tipo de coisa que você pensa, "ah, eu consigo fazer um também", e consegue mesmo. Isso foi o que mais gostei na leitura, é simples e acessível, e pode inspirar o leitor a elaborar seus próprios haicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário