terça-feira, 6 de novembro de 2012

Samurai Champloo

Começarei aqui uma série de resenhas sobre os animes que eu terminar de assistir, com o intuito de incentivar minha irmã a assisti-los. Provavelmente vou desistir desse "projeto" logo, mas pelo menos eu comecei.

O último anime que assisti foi Samurai Champloo. Fui com altas expectativas devido aos elogios ouvidos por aí e por ser uma obra de Shinichiro Watanabe, diretor de Cowboy Bebop, e não me decepcionei. Ou melhor, minhas expectativas foram superadas!

Samurai Champloo narra a jornada de três personagens pelo Japão. Mugen é impulsivo, barulhento e tem um estilo um tanto peculiar de lutar. Jin é um samurai clássico, calado, misterioso e centrado. Os dois são o oposto um do outro, mas acabam reunidos por Fuu, que os resgata de uma condenação à morte e em troca ordena que eles a ajudem a encontrar o samurai com cheiro de girassol. Sim, essa parte do cheiro de girassol é estranha. Então eles seguem viagem em plena era Edo, em que se misturam elementos clássicos do Japão, como os próprios samurais, com elementos modernos, como hip-hop e baseball. A essência do anime é a mistura e isso também inclui uma certa aleatoriedade e mudanças bruscas de um episódio para o outro. A base seria a comédia, mas há episódios mais sérios (e alguns realmente incríveis e memoráveis).

Toda a parte visual e musical do anime são muito bem feitas (menos em um episódio, que o traço mudou de repente e ficou estranho). Destaque para o visual dos personagens, na maioria simples, mas marcante, e para a mistura entre música tradicional japonesa com hip-hop e outras coisas atuais. Em um ou dois episódios usaram música tradicional japonesa de maneira realmente incrível.

Eu gostei bastante das referências históricas, porque pude ver algumas coisas que estudei sobre a história japonesa, mas sei que para muita gente isso não seria algo exatamente positivo.

O anime lembra bastante Cowboy Bebop em alguns aspectos: o trio de personagens, a episodicidade aleatória e algumas coisas específicas em um episódio e outro, mas Samurai Champloo é bem mais descontraído e tem um brilho próprio (eu gostei mais de SC do que de CB, admito, mas sei que em geral ocorre o contrário).

Um comentário:

  1. Tá na minha lista, mas não nas minhas prioridades... Tenho vontade de ver esses animes bons, mas a vontade de ver os ruins (School days!) é maior :/

    ResponderExcluir