sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Desafio literário - AvóDezanove e o segredo do soviético


É triste que o mês de autores africanos seja novembro, o mês mais tumultuado do ano para mim. Eu estava muito ansiosa para conhecer mais dos escritores da África, mas, é, não vai dar. Por sorte consegui encaixar essa leitura aqui bem no finalzinho do mês e não vou ficar sem participar do DL mais uma vez.


Escolhi esse livro porque o comprei para uma disciplina da faculdade e acabei não precisando ler (viva a desorganização da professora!). Já tinha lido um livro do autor anteriormente, "Os da minha rua", além de ter assistido uma palestra dele (muito simpático).

"AvóDezanove e o segredo do soviético" é um livro com gosto de infância e nostalgia, sobre a vida tranquila na PraiaDoBispo, com suas crianças, o louco EspumaDoMar, a VóAgnette, a VóCatarina e outros. Mas a construção do mausoléu pelos soviéticos põe tudo em risco e as crianças precisam agir para salvar o local.

A história tem momentos divertidíssimo e o estilo de Ondjaki me agrada muito, exceto quando ele se torna poético demais, mas é porque eu sou chata e sem sensibilidade para essas coisas. O livro tem um narrador infantil, o que dá aquela perspectiva única e mágica que só as crianças têm.

Para quem leu "Os da minha rua" esse livro tem um gostinho especial; como os dois são baseados na infância do autor, muitos personagens aparecem nas duas obras, mesmo que seja só uma referência rápida aqui e ali.

E eu fiquei feliz em ver que teve mais gente que leu Ondjaki este mês. :)

2 comentários:

  1. Eu não conhecia Ondjaki. Li "Os da minha rua" porque consegui em uma troca e, como meu objetivo para o desafio era ler o que tinha em casa ou gastando o mínimo possível, decidi tentar a sorte. E que sorte! Me apaixonei pela escrita dele. Com certeza vou ler outras obras do autor.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Me arrependerei para sempre por não ter lido Os da minha rua quando tive a oportunidade (ou melhor, vou correr e entrar na faculdade logo para também pegá-lo na biblioteca!).

    ResponderExcluir