segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O meme literário de um mês - dia 06 até 22

Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)

Não sei, acho que cada um é cada um e não existe um livro universal, que vai agradar ou ser útil a todos. Há muitos livros importantes, mas não acho que exista um que seja fundamental.

Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.

Sim. Quando era criança eu escrevia muitas histórias e sempre sonhei em escrever um livro de verdade. Mas hoje eu não sei se ainda tenho essa vontade... Se eu escrevesse seria um livro infantil com elementos fantásticos ou com um pé em histórias tradicionais. Ou talvez um livro para crianças um pouco mais velhas, uma coisa um pouco mais introspectiva, sei lá.

Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?

Nenhum, pelo simples fato de que eu não começaria a ler algo que eu sei que nunca acaba. Além disso, livros muito longos quase sempre começam a me cansar depois de um tempo.
Mas acho que, se houvesse um livro sem fim, este deveria ser algo como "As mil e uma noites", com uma moldura que reúne histórias independentes e histórias dentro de histórias. Um livro que não se basearia tanto na causalidade e na linearidade dos acontecimentos. Um livro que não exige que você leia tudo na ordem e que portanto não exige um final.

Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.

Quando o autor já tem a série planejada desde o começo, eu não tenho nada contra, mas também não é algo que me atrai atualmente porque estou com pouco tempo para leitura. Agora, quando dá para perceber que o livro só virou série para gerar mais dinheiro, eu odeio. É o que aconteceu com Artemis Fowl, era para ter acabado lá no terceiro ou quarto livro, mas o autor resolveu mudar tudo e criar mais aventuras, e acabou forçando a barra. Perdeu uma leitora u_u.

Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?

Atualmente não muito, porque minha memória tá péssima e eu acabo esquecendo o que foi contado. Mas... é, eu não gosto de spoilers. Sei que tem gente que gosta, porque o que importa é saber como e não o quê; eu até concordo com essa visão, mas ainda acho mais divertido descobrir o que acontece por conta própria.
Na época de Harry Potter eu acabei sabendo do spoiler do quinto livro e fiquei muito triste/brava, aí nos livros seguintes eu comprei logo que lançou e fiquei lendo direto, para que ninguém estragasse as surpresas. xD

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?

Hum, essa é uma pergunta difícil. Prefiro pular.

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.

Não tenho preferência, mas acho que a escolha do narrador é determinante para o livro. Isso define toda a visão que teremos da história: se teremos uma visão parcial, se teremos acesso a tudo, se o narrador é confiável, se ele opina e interfere na história etc.
Uma coisa que eu gosto é quando há alternância de narradores em primeira pessoa, revelando um quadro mais completo, mas ainda assim incompleto (e muitas vezes confuso).

Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.

Não sei... Não sou dessas que costuma selecionar trechos e tal...

Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas?
A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.

Sim. Frequento a da faculdade e, eventualmente, uma municipal. Adoro ir à biblioteca porque minha situação com os livros aqui em casa está complicada, não tem mais espaço, então pegando livros emprestados eu não pioro a situação e ainda economizo dinheiro, yes!
A da faculdade eu uso mais para livros teóricos, que é o forte dela (sério?), mas até que ela tem vários livros que eu quero ler. O que ela mais tem são clássicos e livros de autores mais bem conceituados, é difícil encontrar literatura de entretenimento, embora tenha algumas coisas interessantes. Um dos problemas de lá é que geralmente é mais fácil ter o livro na língua original do que traduções em português e eu não sou nada poliglota.  :(
Neste ano finalmente me cadastrei em uma biblioteca municipal. Ela tem muita coisa que eu quero ler (até fiz uma listinha) e eu sempre piro quando vou lá e depois me entristeço porque não tenho tempo de ler tudo o que quero... Mas ela é pouco prática para mim, porque fica longe e eu acabo demorando uns 40 minutos para chegar. Outra coisa que me desagrada é que só podemos pegar dois livros de cada categoria por vez, o que eu acho pouco, principalmente quando a pessoa vai pegar livros infantis ou outros de rápida leitura. Acho que eles só deviam aplicar essa regra para livros didáticos/teóricos, para incentivar as pessoas e estudarem no local, e liberar mais de dois para os romances/contos/infantis/quadrinhos.

Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
(Pergunta  feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas. Ainda é o mesmo livro? Você acabou conseguindo o livro escolhido da época?)

Eu quero o "Foras da lei barulhentos...", de vários autores, lançado este ano pela Cosac Naify. O livro é uma coletânea de contos sobre a adolescência, de autores como Nick Hornby, Neil Gaiman e Jonathan Safran Foer.

Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?

Acho que eu só largo um livro se ele for muito difícil e eu não estiver entendendo nada. Eu sou uma leitora teimosa e tenho um certo gosto masoquista por livros ruins, então só abandono se eu achar que a leitura está muitos níveis acima de minha pobre capacidade intelectual (e se, além disso, o livro for um porre e/ou eu estiver em um mal momento).

Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.

Para mim, é entreter. (eu tinha pensado em escrever algo mais elaborado aqui, tipo blá blá blá Walter Benjamin blá blá blá, mas não)

Dia 18 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que? (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)

Prefiro livros em papel porque eu não tenho e-reader ou semelhantes. Para ler e-books tenho que ler no computador, o que implica em nenhuma mobilidade e tela clara que cansa os olhos. Já li muitos e-books, pela questão de ser de graça (pirateado, cof cof), mas quase sempre é leitura leve e/ou curta, tipo Gossip Girl. 
 

Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?

Acho que livros acabam sendo superestimados. Sério mesmo. Adoro ler, mas não acho que a literatura necessariamente vá acrescentar algo à sua vida, que você será superior porque lê, sei lá, Joyce, enquanto o outro lê Sabrina e o outro não lê nada. Acho que muita gente se preocupa demais com o suposto conhecimento que a literatura transmite e é isso que acaba criando essa visão de que ler é essa coisa sagrada e fantástica, enquanto eu ainda acho que a maior função da literatura é entreter.
Tenho alguns preconceitos literários, sim. Costumo ler livros bem variados, gêneros bem distintos, mas tem algumas coisas que não rolam. E sim, às vezes eu julgo as pessoas pelo que elas leem, o que acaba sendo meio contraditório com o que eu disse acima, mas quem liga?

Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.

Matilda - Roald Dahl: era meu livro preferido quando criança, um que mantém até hoje esse gostinho bom de infância. E eu amo o Roald Dahl. :)
Harry Potter - J.K. Rowling: foi minha grande obsessão da adolescência.
O estranho caso do cachorro morto - Mark Haddon: não tenho nenhum tipo de relação sentimental com esse livro como com os anteriores, mas coloco ele aqui porque ele é ótimo e isso basta.

Dia 21 - Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.

Essa deveria ser uma pergunta fácil, mas a verdade é que atualmente não ando me apegando a personagens de livros (só de animes). Talvez isso seja um reflexo de minha leituras atuais, que na maioria envolvem personagens normais e meio sem graça. Então vou citar o Sirius Black e o Severus Snape, de Harry Potter, e infelizmente não tenho nada a falar sobre eles.

Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.

Roald Dahl - adoro a imaginação desenfreada dele e a cumplicidade que ele conseguia com seu público. Ele conseguiu não só escrever livros infantis que ficarão na memória de muitos, como escrever alguns contos bem interessantes.
Michael Ende - gosto dos livros dele porque eles parecem simples, mas são como cebolas, sempre tem mais e mais camadas por trás.
William Faulkner - gosto porque, apesar de ser o tipo de escritor que normalmente eu não gostaria, todo modernista fluxo de consciência narradores estranhos, ele nunca consegue me deixar impassível.

Um comentário:

  1. Faulkner!
    Quero muito ler um livro dele. Já está na minha listinha de clássicos pra ler antes de morrer. Mas provavelmente, levarei uma eternidade lendo The count of Monte Cristo, então demorarei para ter outro nas mãos HAHAHA

    ResponderExcluir