quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Desafio literário - Adeus tristeza

Título: Adeus Tristeza - A história dos meus ancestrais
Autora: Belle Yang
Editora: Quadrinhos na Cia.

Por uma estranha coincidência, minha irmã ganhou essa graphic novel bem no mês de graphic novels do DL. Embora eu tivesse outras opções, essa despertou mais minha curiosidade e foi a escolhida como a segunda leitura do mês.

Adeus Tristeza é uma HQ autobiográfica que conta a história de Belle Yang e de seus antepassados na China. A partir dos relatos do pai, ela constrói uma narrativa que revela muito sobre a cultura e história chinesas, começando com seu bisavô, um próspero proprietário de terras da Manchúria, até ela, uma garota moderna nos Estados Unidos. 

O livro mostra o impacto de eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial e a chegada do comunismo na China. 

O traço da autora é interessante, meio rústico. Às vezes é esquisito, mas nas outras vezes é legal.

Gostei do livro, mas me perdi um pouco com os acontecimentos históricos, porque meu conhecimento dessas coisas é zero. O que mais me agradou nele foram as briguinhas e disputas entre os filhos do bisavô e o final melancólico. Recomendo a todos que se interessem pela cultura chinesa.

3 comentários:

  1. Quando li o título, lembrei imediatamente do filme "Bom dia, Tristeza" (mas não tem nada a ver). Mesmo assim, gostei da sinopse, pois sou apaixonada pela cultura oriental. Mais uma boa descoberta de graphic novel.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa,a HQ veio em boa hora. A capa é linda. Remeteu-me à literatura de cordel.Pelo exposto, fiquei interessada em lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Vivi, os traços da autora lembram bastante o cordel, principalmente quando ela desenha animais. Isso é bem curioso, né, porque ela é chinesa e China e codel não tem muito a ver, pelo menos pelo que eu sei. :P

    ResponderExcluir