quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sobre o Desafio Literário 2011

Considero encerrada minha participação no Desafio Literário 2011. Eu até pensei em escrever algo mais elaborado sobre como foi divertido e como expandiu meus horizontes etc. mas não sou esse tipo de pessoa. Até porque não sei se expandiu meus horizontes mesmo e_e

Aqui vai a lista dos livros que li (que no final ficou bem diferente da lista que elaborei no ano passado):
(para facilitar a visualização, você pode ver a minha estante do DL no Skoob)

Janeiro - Literatura infanto-juvenil
A órbita dos caracóis - Reinaldo Moraes
A bolsa amarela - Lygia Bojunga
As aventuras de Pinóquio - Carlo Collodi

Fevereiro - Biografias/Memórias
Infância - Graciliano Ramos
Persépolis - Marjane Satrapi

Março - Romance épico
Dom Quixote - Cervantes

Abril - Ficção científica
O homem do castelo alto - Philip K. Dick
O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams
A clockwork orange - Anthony Burgess

Maio - Livro reportagem
Nenhum. Acabei evitando o tema :P

Junho - Peças teatrais
Seis personagens à procura de autor - Luigi Pirandello
Pygmalion - Bernard Shaw
Escola de mulheres/As Sabichonas - Molière

Julho - Novos autores
Se eu fechar os olhos agora - Edney Silvestre
O Véu - Willian Nascimento
Binno OXZ e o Clã de Prata - Fábio Henckel
Ovelhas que voam se perdem no céu - Daniel Pellizzari

Agosto - Clássicos da literatura brasileira
Angústia - Graciliano Ramos
As Meninas - Lygia Fagundes Telles
Lucíola - José de Alencar

Setembro - Autores regionais
Paulicéia Desvairada - Mário de Andrade

Outubro - Nobel
Sartoris - William Faulkner
Mara and Dann - Doris Lessing
A dançarina de Izu - Kawabata

Novembro - Contos
Filhos da Pátria - João Melo
Uma outra vida - John Updike
Contos - Katherine Mansfield
Histórias da meia-noite - Machado de Assis

Dezembro - Lançamentos do ano
Fama - Daniel Kehlmann
Um dia - David Nicholls
Lago dos sonhos - Kim Edwards
Quarto - Emma Donoghue
O caso da criada desaparecida - Tarquin Hall
E, claro, vou elaborar uma lista de "melhores/piores", porque eu adoro listas :D

Melhores livros (mais ou menos em ordem): Angústia, A clockwork orange, As meninas, Quarto, O homem do castelo alto, Contos - Katherine Mansfield.

Menção honrosa: Uma outra vida, que me fez voltar a tocar flauta doce e valorizar mais o instrumento.

Livros que menos gostei: não cheguei a desgostar muito de nenhum, mas sofri um pouquinho na leitura de Lago dos sonhos (tedioso), Filhos da pátria (não faz muito meu estilo), Mara and Dann (poderia ser mais curto; histórias de viagem são repetitivas), Pauliceia Desvairada (amo o Mário, mas poesia não é minha praia), O véu (meio amador), O guia do mochileiro das galáxias (ver em "Decepções") e As aventuras de Pinóquio (prefiro o da Disney :D).
Aí eu vejo essa lista e penso, "meu, como eu sou chata!"

Boas surpresas: As meninas (sim, eu sei que muita gente ama a Lygia Fagundes Telles, mas eu achei que o estilo dela fosse feminino e intimista demais para o meu gosto. Mas, surpresa!, eu gostei muito!) e O caso da criada desaparecida (não esperava grande coisa e acabou sendo um dos livros mais envolventes que li para o DL).

Maiores decepções: O guia do mochileiro das galáxias (eu sabia que a chance de me decepcionar era grande, mas no final achei o livro mais chatinho do que eu esperava) e, talvez, Um dia, porque eu tinha altas expectativas.

Mês que mais me agradou (no geral): ao elaborar minha lista, o mês que me parecia o mais fabuloso era o de literatura infanto-juvenil, mas acabei não gostando tanto assim de nenhuma das minhas escolhas. Em compensação, adorei ler as resenhas dos outros participantes, tinham muitas de livros que são meus queridinhos.
Acabei preferindo os meses de ficção científica (não só pelas minhas escolhas, mas também porque muitos livros resenhados pelos participantes me interessaram), de clássicos brasileiros e de contos (pena que esse mês não teve grande número de participações, o que me deixa meio triste e... com ódio do mundo? Contos são mágicos e é frustrante ver que um monte de gente não gosta).

Acho que é isso. Obrigada e até ano que vem. :D

Um comentário:

  1. Achei que só eu fosse chata o suficiente para não gostar do "Guia do mochileiro das galáxias" e por esperar mais de "Um dia". Posso confessar outro que acho chatérrimo e todos parecem amar? "O pequeno príncipe". Pronto, falei!
    Bom fim de ano!

    ResponderExcluir