quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DL 2011 - Lago dos sonhos


Título: Lago dos Sonhos
Autora: Kim Edwards
Editora: Arqueiro

"Mas o passado não parava de ressurgir, insistente como água jorrando de uma nascente, e minha curiosidade para saber o que havia acontecido com Rose e sua filha e como suas vidas talvez pudessem ter contribuído para construir a minha estava agora intensa como a fome. Isso se devia em parte ao mistério puro e simples, ao desejo de pôr todas as peças no lugar e solucionar o quebra-cabeça. Mas tinha a ver também com minha própria existência e com todos os fragmentos espalhados que talvez entrassem em foco se eu conseguisse vê-los através de uma lente mais limpa." (p. 95)
Após a morte do pai, Lucy abandonou sua cidade natal e passou a viver de maneira quase itinerante: de um país para outro, de um emprego para outro. Porém, quando decide voltar para visitar a mãe, ela percebe que ainda estava irremediavelmente presa ao passado. Ela descobre na casa antiga uma velha manta, panfletos e um bilhete, e a partir daí passa a investigar sobre uma suposta parente esquecida. Suas descobertas mudarão a forma como ela vê sua própria vida.

Eu não escolhi esse livro, ele é que me foi emprestado e como é deste ano e eu teria que ler de qualquer jeito, li para o DL. A leitura foi penosa; em certas partes eu simplesmente não consegui engrenar e quando começava a me interessar mais pela história, vinha alguma coisa externa me atrapalhar.

Admito que eu não entendo essa força do passado que a Lucy sente. Sim, a história de Rose é interessante e investigar isso deve ter sido divertido, como dar uma espiada na correspondência alheia. Mas todo esse peso dos antepassados me pareceu meio exagerado e isso me incomodou, porque eu simplesmente não via sentido nos esforços de Lucy.

Isso não quer dizer que o livro seja ruim (embora eu também não o ache bom). Só não faz o meu estilo.

E às vezes ele adota um tom muito politicamente correto para o meu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário