segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DL 2011 - Fama


Título: Fama - um romance em nove histórias
Autor: Daniel Kehlmann
Editora: Companhia das Letras

Eu achei que seria complicado arranjar livros com o tema deste mês (lançamentos do ano), mas até que comprei/ganhei um número razoável de livros deste ano.

Fama foi um presente de aniversário escolhido por mim. Li a resenha dele no jornal, eu acho, e isso me despertou certa curiosidade.

Como o subtítulo indica, o livro é formado por nove histórias que se conectam em maior ou menor grau, tanto pelo tema quanto pelos personagens. Elas apresentam personagens famosos e anônimos que se metem em desentendidos ou acabam assumindo papéis de outros. Pode ser o homem que passa a receber em seu novo celular ligações destinadas a um famoso ator de cinema ou esse mesmo ator que inventa uma vida anônima para ele e sente essa vida ir substituindo a anterior.

São contos bem contemporâneos que lidam com toda a conectividade atual (um deles é até escrito na forma de post de fórum na internet) e brincam com os tênues limites entre a realidade e a ficção.

O livro é interessante, mas sinto que poderia ser melhor. Uma ou outra história me decepcionou, principalmente a que fala de um famoso escritor brasileiro de livros esotéricos (soa familiar?), mas talvez isso tenha mais a ver com minhas expectativas do que com o conto em si . Para mim o mais legal foi buscar o que conectava os personagens em cada conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário