sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Desafio Literário 2012

Não sei se poderei me dedicar ao DL de 2012 como me dediquei ao deste ano, mas mesmo que eu leia um livro por mês ou desista no meio do caminho, não posso deixar de elaborar minha lista (afinal, essa é a parte mais divertida do desafio).

Nem todos os temas me agradaram muito. Na verdade, tem vários que eu achei... chatos. Mas é aquela coisa, né, quebra de preconceitos e tal. :)

A lista está sujeita a mudanças e em alguns dos meses eu coloquei bem mais opções do que pretendo ler, porque sempre é bom ter opções.

Janeiro - Literatura gastronômica
Comer, rezar, amar - Elizabeth Gilbert
Chocolate - Joanne Harris
O clube das chocólatras - Carole Matthews

Não estou muito certa das minhas escolhas, mas por enquanto vou deixar a lista assim. Não sei bem se "Comer, rezar, amar" entra totalmente no tema, já que só um terço do livro é dedicado à comida, mas minha mãe tem esse livro e ele está mofando no MEU quarto, então tenho que ler.

As outras escolhas foram meio whatever. Gostaria de ter pensado em livros mais originais, mas não me veio nada à cabeça.

Fevereiro - Nome próprio
Anna Karenina - Liev Tolstói
Robinson Crusoe - Daniel Defoe
Madame Bovary - Gustave Flaubert
Outras possibilidades:
Botchan - Natsume Soseki
Sanshiro - Natsume Soseki

No meu caso, o tema do mês deveria ser: clássicos que eu já deveria ter lido mas que por alguma razão foram evitados.
Acho que foi o tema que mais me agradou (ou pelo menos foi o tema cujas minhas escolhas mais me agradaram), mas duvido um pouco que consiga ler os três livros e mais os bônus...

Março - Serial killer
Unhas - Paulo Wainberg

Não gostei do tema, por isso só escolhi um livro. Só fiquei sabendo que esse livro era de serial killer ao vê-lo na lista de uma outra pessoa (obrigada, pessoa!), eu já tinha esse livro e o comprei só pelo título.

Abril - Escritor oriental
Haroun e o mar de histórias - Salman Rushdie (Índia)
O país das neves - Yasunari Kawabata (Japão)
Algo do Tagore (Índia) - deixarei em aberto porque acho difícil decidir.
Natsume Soseki (Japão) - também deixarei em aberto.

Li uma resenha aqui do DL falando bem desse livro do Rushdie e desde então venho querendo ler algo dele.
Quanto ao livro do Kawabata, bem, era para eu lê-lo no desafio passado, mas não achei na biblioteca. Veremos se dessa vez dá certo.
Escolhi o Soseki porque ele viveu durante a Restauração Meiji, meu período preferido da história do Japão, junto com o Bakumatsu. Sou fã de Samurai X/Rurouni Kenshin :)
E o Tagore fica como bônus. Meu conhecimento da obra dele se limita a um belo conto e, se der tempo, gostaria de conhecer mais.

Maio - Fatos históricos
O palácio de inverno - John Boyne (Revolução Russa)
As vinhas da ira - John Steinbeck (Grande depressão americana)
Amuleto - Roberto Bolaño (ditadura no México)
Bar Don Juan - Antônio Callado (ditadura no Brasil)
This Side Jordan - Margaret Laurence (independência de Gana)
Inside out and back again - Thanhha Lai (Guerra do Vietnã)

Muitas opções. Nenhuma me anima tanto.

Junho - Viagem no tempo
Replay - Ken Grimwood
A máquina do tempo - H.G. Wells

Viagem no tempo é curiosa, mas me confunde. Toda a coisa do paradoxo do tempo é muy interessante, porém as soluções que em geral se apresentam não são muy interessantes.

Julho - Prêmio Jabuti
O filho eterno - Cristóvão Tezza
O Coronel e o Lobisomem - José Cândido de Carvalho
Budapeste - Chico Buarque

Agosto - Terror
Não sou muito familiarizada com o gênero.
Quero ler algo do Clive Barker, porque eu gosto de Abarat, mas não sei que livro escolher. Dicas?

Setembro - Mitologia
Viagem pelo Brasil em 52 histórias - Silvana Salerno

Não estou em um momento muito eurocêntrico para lendas e tal, então eu queria ler algo mais próximo do meu mundo. Dicas?

Outubro - Graphic Novel
Frango com ameixas - Marjane Satrapi
Sandman - Neil Gaiman
Retalhos - Craig Thompson
Daytripper - Gabriel Bá & Fábio Moon

Minha irmã comprou os dois últimos, obrigada! Já o da Marjane é porque eu li Persépolis e gostei. E Sandman é porque eu adoro o Neil Gaiman como romancista, mas nunca li os quadrinhos dele.

Novembro - Escritor africano
Avó Dezanove e o segredo do soviético - Ondjaki
Verão - J. M. Coetzee
The Conservationist - Nadine Gordimer

Gosto muito da África, mas li pouquíssima coisa de lá. Dicas?

Dezembro - Poesia
Janelas e tempo - Teruko Oda

Não gosto muito de poesia e não sei se vou cumprir o desafio desse mês (nossa, eu soo tão derrotista e pessimista). Escolhi um livro de haikais que minha irmã leu, tipo, na quarta série, hehe.

Um comentário:

  1. Ufa! Muita coisa pra comentar aqui!

    Eu também não gosto de poesia.

    Li "Unhas" na quarta à noite. É rápido, tem cenas chocantes, mas é sobre serial killer, né não? Mais não digo.

    Você pediu dicas de livros de terror... (in)felizmente tive minha época do terror na minha década de 20 e já li quase tudo do tema.

    Vi que você não gosta muito de ler no computador, mas tem muita coisa do Stephen King (pirata) no 4shared... os mais antigos são melhores e indico Carrie que é curtinho e é um clássico.

    Também tem bastante coisa por aí do HP Lovecraft, fácil de encontrar, mas os livros são pesados, com um terror que não envolve de primeira. Tenho em pdf, se quiser, te mando por e-mail: sharon ponto caleffi arroba gmail ponto com

    Mas acho que o melhor mesmo é "Os salgueiros" do Algernon Blackwood. Eu tenho uma amostra em pdf. É um livro de terror bom de verdade, assusta e chega a aliviar quando a gente termina.

    E tem "A outra volta do parafuso" do Henry James, sobre fantasmas e cheio de interpretações.

    ResponderExcluir