segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DL 2011 - Uma outra vida


Título: Uma outra vida
Autor: John Updike
Editora: Companhia das Letras

Mais um que não estava no meu plano de leitura do DL e que acabou entrando por comodidade (ou preguiça de ir à biblioteca). Bem, esse é o primeiro livro do John Updike que leio e espero que seja o primeiro de muitos. Comprei-o por dois reais no sebo-para-gerar-grana-para-a-formatura da escola da minha irmã. Dois reais, isso me deixa tão feliz!

São contos com temáticas parecidas, com protagonistas na meia-idade, todos de classe média/alta, que se veem diante de uma certa estagnação na vida, ou tentam fugir dela, ou tentam lidar com o peso das memórias, ou se deparam com a fragilidade da vida.

Os contos são ótimos e o estilo do autor me agradou muito. São história simples e focadas no cotidiano, e é exatamente disso que gostei nelas: há um montão de detalhes e nuances que dão uma nova significação ao cotidiano. Gostei particularmente de "O homem que se tornou soprano", sobre um grupo que se reúne para tocar flauta doce.

Não recomendo que se leia apressadamente um conto atrás do outro, como eu fiz. Como as histórias tratam praticamente do mesmo universo, às vezes você acaba confundindo tudo e achando que está lendo um conto sendo que está lendo outro (?) e eu acho que o livro merece uma apreciação mais pausada. Mas talvez você não seja desmemoriado como eu, então tudo bem.

3 comentários:

  1. Fiquei curiosa, parece ser interessante... E claro, quando custa 2 reais e vem com uma foto misteriosa, é ainda melhor :)

    ResponderExcluir
  2. Li o livro "Brazil" desse mesmo autor. Não gostei, mas também não desgostei. O estilo dele me pareceu um pouco estranho.

    Quem sabe um dia eu volte a ler algo mais dele.

    ResponderExcluir
  3. Tenho a impressão de que gostaria da leitura. Bjs!

    ResponderExcluir